FICHAMENTO: UM TOQUE DE CLÁSSICOS
Por: Ludmila Mothé • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.473 Palavras (6 Páginas) • 299 Visualizações
Um toque de clássicos – Fichamento
Introdução
1. A sociologia emerge nos meados do século XIX na Europa;
2. O racionalismo, o empirismo e o iluminismo são correntes de pensamento que estão n a base
do surgimento da sociologia;
3. O desenvolvimento capitalista e as novas forças s ociais por ele engendradas provocaram o
enfraquecimento ou mesmo o desaparecimento da aristocracia e do campesinato, formas
sociais próprias do feudalismo;
4. A deterioração da propriedade comunal, proporcional ao surgimento e crescimento das
cidades, ia criando uma espuma social de excluídos do capital nascente;
5. Do ponto de vista demográfico, a emergência d o capitalismo é marcada por epidemias e
baixa expectativa de vida, o que de corria de diferentes fatores, com destaque para as
péssimas condições sanitárias e a escassez de alimentos;
6. O empirismo e o raci onalismo serão importantes baliz as para o pensamento social.
Montesquieu, para quem as leis são “relações necessárias que derivam da natureza das
coisas”, ofereceu o legado mais im portante à f ormação do pensamento sociológico.
Lançando m ão da histó ria Montesquieu afastou -se do raciocínio hipot ético-dedutivo dos
contratualistas;
7. O “espírito das leis”, para Montesquieu, diz respeito à compreensão de que as leis políticas e
civis devem harmonizar com o clima, a geografia, a raça e os costumes de cada povo;
8. Em síntese, a cara cterização da esfera social com o um campo diferenciado e a procura das
leis que regem seu movimento representam o legado mais im portante de Montesquieu à
formação do pensamento sociológico;
9. Rousseau reelabora o contrato social, idealiza o estado de n atureza (mito do bom selvagem)
e formula um pensamento social bastante pessimista em relação ao estado de sociedade;
10. D'Alembert procura mo strar que, a partir de nossas sensações, damo -nos conta de nossa
própria existência e, em seguida, dos objetos exteriores, entre os quais nosso corpo “sujeito
a mil necessidades e extremamente sensível à ação dos corpos exteriores”;
11. Os precursores da sociologia – Edmund Burke, Joseph de Maistre e Louis de Bonald –
glorificavam a tradição e condenavam a modern idade, que era vista como fonte dos males
decorrentes do destroçamento da vida comunitária;
12. Mas embora este pensa mento tenha impactado sobre a so ciologia, ela v em a assumir um
caráter decididamente moderno, acreditando no progresso como uma tendência inexorável;
13. Saint-Simon elabora um pensamento social no interior do qual está contemplada a existência
de classes so ciais dotadas de interesses conflitantes. Ele acreditava no industrialismo como
domínio da natureza
14. A “fisiologia social” de Saint-Simon – para a qual a base da so ciedade é a produção
material, a divisão do trabalho e a propriedade – influenciou os pensamentos de Marx e
Engels e de Durkheim;
15. Auguste Comte, que rejeitava a concepção cont ratualista de que a socied ade é formada de
indivíduos e exaltava o coletivo, foi quem utilizou pela primeira vez o termo “Sociologia”.
Ele criticava a “Filosofia Metafísica” e propunha em seu lu gar uma “Filosofia Positiva”.
Para ele, “ninguém possui o direito senão de cumprir sempre o seu dever”.
16. Rejeitava a revolução, exceto a revolução do espírito.
17. No catecismo positivista de Comte Deus cede lugar à humanidade. A r eligião posi tiva, sem
teologia e sem Deus, seria dedicada a aplicar os princípios da fraternidade à vida social;
18. Herbert Spencer representa uma corrente sociológica – o darwinismo social – que, na
esteira de Comte e Saint-Simon, vê a sociedade c omo um sistema vivo, dotado de funções e
relações ordenadas;
19. Estes foram os p recursores da sociologia, que nasce e fetivamente com Marx, Durkheimer eMax Weber.
Durkheim
O objeto da sociologia
1. As revoluções do século XVIII – francesa e industrial – e as ideias de Comte e Saint Sim on
constituem, respectivamente, o contexto histórico e a influência intele ctual que marcaram a
sociologia de Émile Durkheim, embora el e tenha também sido influenciado p ela
fenomenologia de Kant, pelo Socialismo de Cátedra e pelo Racionalismo Alemão;
2. Para Durkheim, o fato social é algo dotado de vida própria, externo aos membros da
sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma autoridad e que os leva a agir, a
pensar e a sentir de determinadas maneiras;
3. Os fatos sociais são o objeto da sociologia;
4. A sociedade não é uma soma, mas uma síntese. A vida social está no todo e n ão nas partes;
5. Os estados de consciência coletiva são distintos dos estados de consciência individual;
6.
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