FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Trabalho Universitário: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romildorcs • 25/8/2014 • 519 Palavras (3 Páginas) • 404 Visualizações
3.1 (1) Escreva um texto, de pelo menos três laudas, no qual estejam explicitadas as principais ferramentas do processo administrativo, e diga em que momento utilizá-las e necessário.
3.2 A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções, e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na pratica, de como ele e composto e quais suas funções.
É para conhecer o processo administrativo e preciso saber as quatros funções básicas da administração que são elas: Planejamento, Organização, Controle e Direção.
Tendo essas funções precisamos conhecer cada uma delas na pratica.
O planejamento é a maneira pela quais pessoas e organização relaciona-se com o futuro de forma racional. Ele consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada.
Caminhando neste raciocínio precisamos estabelecer etapas no planejamento no qual precisa estabelecer os objetivos que é em que momento deverá apontar resultados desejados e os pontos a alcançar.
Nas tomadas de decisão precisa–se muitas vezes analisar o passado para definir o futuro, experimentar alternativas e tomar decisões de forma menos intuitiva e mais racional.
Na elaboração de planos ela serve como evento intermediário entre o processo o processo de planejamento e o processo de implementação, e consiste em programar tempo, métodos, comportamento e recursos financeiros.
Com uma pequena noção desta primeira função já podemos parti para a organização.
A organização e a parte que se refere a alocação e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro, para entendermos melhor funciona assim: Quando uma organização esta comprando equipamento, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela esta na fase de organização. Depois então que ela tem esta função básica, deve-se alocar, distribuir e arrumar cada recurso destes citados acima.
Então fica subentendido que a organização responsabiliza-se por montar a estrutura organizacional, podendo assim avançarmos para a direção.
Enfim chegamos à direção que é a parte que tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas e para que isso seja atingido, não basta aos gerentes comportarem-se tão somente como chefes, mas devem ser verdadeiros lideres.
Embora mobilizar uma grande quantidade de pessoas em busca dos mesmos objetivos não é tarefa fácil, então para que isso seja possível é necessária a existência de verdadeiros líderes nas posições-chave da estrutura organizacional, liderança está, conquistada através de suas habilidades.
Enfim, direção consiste na integração dos esforços individuais, a mobilização de todos os membros da organização em prol do alcance dos objetivos comuns.
No controle temos como função manter o bom desempenho dos recursos que são
...