TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Sua Origem

Casos: Familia E Sua Origem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL –1º. SEMESTRE

Bruna Souza de Lara – 265923

Rosangela Aparecida dos Santos – 265989

Joyce de Carvalho Martins - 265999

Célia Regina Figueiredo - 265913

Helena Bigas – 265916

Professora Tutora a distancia

MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP

2014

SUMARIO:

01-Introdução-------------------------------------0

02-Desenvolvimento-----------------------------0

04-Conclusão--------------------------------------0

05-Referencias Bibliográficas-------------------0

Introdução

O objetivo desafio é refletir sobre a familia e a sua inserção na sociedade compreendendo o papel do Assistente Social no atendimento as demandas que surgem desse processo de socialização.

Buscamos enfatizar no desenvolvimento desse trabalho a ação do profissional de Serviço Social no atendimento as familias e suas necessidades dentro da sociedade contemporanea procurou-se destacar no desenvolver do mesmo o conceito de familia, para tanto se fez uso do livro "Familias de Crianças e Adolescentes Abrigados: quem são, como vivem, o que pensam, o que desejam" de eunice Terezinha Favero e apresentamos as mudanças que a atualidade tem trazido sobre as relaçãoes familiares, alem de citarmos a Politica Nacional de Assistencia Social (PNAS) e seus principais conceitos visando o cidadão e grupos que se encontram em situação de risco e garantindo contribuição previa dessa proteção.

Familia e sua Origem

A origem da família está diretamente ligada à história da civilização, uma vez que surgiu como um fenômeno natural, fruto da necessidade do ser humano em estabelecer relações afetivas de forma estável.

A partir do relacionamento entre homens e mulheres é que a família reconstrói a dinâmica pela qual ela estrutura sua identidade social e constrói os seus valores. A família é o eixo de referência pelo qual os seus participantes elaboram e determinam suas relações sociais, além de ser o apoio para que homens, mulheres e crianças se organizem em torno da realização de projetos comuns. De fato, a família, segundo Castello Br

anco (1989, p. 7), tende a adotar uma estratégia comum no processo de alocação de seus membros no mercado de trabalho e a organizar um orçamento comum tendo em vista a obtenção dos bens necessário à subsistência do grupo.

A família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói a auto-imagem e a imagem do mundo exterior. É onde se aprende a falar e,por meio da linguagem, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o fi ltro através do qual se começa a ver e a signifi car o mundo. Este processo que se inicia ao nascer prolonga-se ao longo de toda a vida, a partir de diferentes lugares que se ocupa na família (SARTI, 1999, p. 100).

Nas ultimas década ocorreram inúmeras transformações. Muitos foram os aspectos dessas transições imprimindo novas configurações com um novo desenho familiar.O aumento da expectativa de vida dos indivíduos tem influencia na vida familiar proporcionando um maior convívio entre os seus membros .Com a mulher deixando de ser figura decorativa atuando no mercado de trabalho e contribuindo para as despesas de casa ou em alguns casos como provedora do lar.o crescimento do número de mulheres chefes de famílias o aumento dos divórcios/separações e dos recasamentos são também indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar. Outro ponto a ser enfatizado diz respeito aos impactos distintos dessas mudanças segundo os diferentes segmentos sociais.Por essa razão, não se pode tomar por base um único referencial para a aproximação da realidade familiar.

Uma família que experimente a convivência do afeto, da liberdade, da veracidade, da responsabilidade mútua haverá de gerar um grupo familiar não fechado egoisticamente em si mesmo, mas sim voltado para as angústias e problemas de toda a coletividade, passo relevante à correção das injustiças sociais.( Sergio Gischkow)

Como se sabe, as mudanças que afetam a vida das famílias estão em forte vinculação com aquelas que ocorrem na esfera pública. As condições sociais, advindas da inserção das famílias como classe social, marcam suas histórias e suas trajetórias.

Desta forma a família perde o seu poder devido a condições frágeis de saúde, de habitação, educação e trabalho, condições geradas pelo sistema de capitalismo. Essas condições têm um grande impacto na vida familiar, muitas vezes originando a separações, exclusão, violação de direitos, ou seja, a uma perda do poder familiar. Isto acontece em grande parte existe uma ausência de políticas que sirvam de suporte a famílias necessitadas que se encontrem em situação de pobreza.

A família na vida social é merecedora de proteção e tal reconhecimento é apontado nas legislações já citadas, embora essa proteção do Estado tenha sido cada vez mais discutida na medida em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com