Origem Das Famílias Ao Longo Da Humanidade
Trabalho Escolar: Origem Das Famílias Ao Longo Da Humanidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emillyts • 25/5/2014 • 606 Palavras (3 Páginas) • 560 Visualizações
A origem da família pode ser classificada de acordo com as épocas distintas. Sabemos que ao longo da história, o ser humano buscou decifrar sua origem e o que não se pode compreender através de lendas e mitologia, fazendo com que varias teorias fossem criadas, baseadas em ciência, filosofia e religião. Neste âmbito, a teoria que se destaca é a Criacionista, que antigamente possuía cunho extremamente religioso, porém, com a evolução dos tempos, foi adquirindo novas concepções. Pesquisadores acreditavam que a crença em uma entidade divina era uma conquista do homem em uma fase mais elevada, porém, descobriu-se que povos africanos primitivos também compartilhavam desta mesma fé.
O criacionismo usa como base a bíblia, o antigo testamento escrito por Moisés, onde explica a origem de todas as formas de vida por meio de uma criação divina, no qual, Deus, primeiro fez o homem, depois fez a mulher como sua companheira. Segundo a filosofia Criacionista, Deus intervém diretamente no plano da matéria, podendo assim provocar dilúvios, assim como inspira Noé ao construir sua arca. Porém, não há somente uma teoria Criacionista, ela se expande de acordo com o livro que se adota e suas respectivas concepções.
De acordo com a mitologia grega, o homem seria fruto de Epimenteu, o qual, segundo a mitologia, teria gerado o homem imperfeito, sem vida, e modelado no barro. Seu irmão Prometeu, com seu sacrifício, roubou o fogo dos deuses para gerar a tão desejada vida à humanidade.
Em oposição à teoria Criacionista, está a teoria Evolucionista, que é vinculada em um conjunto de pesquisas ainda não concluídas e iniciadas por Charles Darvin, o qual afirmou que toda a vida no planeta passa por uma adaptação e evolução ao longo do tempo e da necessidade de sobrevivência. Observando que algumas espécies evoluíam conforme o tempo, afirmou que o ser que mais fácil se adaptasse à variações, mais chances teria de sobreviver. Esse estudo foi chamado de Lei da Seleção Natural.
Temos consciência de que essa é uma questão que ainda tem muito a se desdobrar, portanto cabe a cada um julgar por meio de critérios pessoais, a filosofia explicativa que mais lhe agradar e lhe parecer plausível. Neste âmbito, vivemos em conflito com a ciência.
De qualquer maneira, temos a consciência de que todas as espécies possuem ancestrais em comum em algum momento de sua evolução, sendo assim, os tipos de grupos e famílias foram se adaptando desde os tempos pré-históricos. A evolução da família consiste numa relação conjugal entre os sexos, vinculo este que acarreta o grupo inteiro.
A família, desde tempos antigos, sofre de influencia politica e social, que ocasiona mudanças nos papéis e nas relações em seu interior, acarretando na modificação de sua estrutura. Significativas mudanças ocorreram desde então, as quais deixaram muitas marcas que trazemos até os dias atuais. Na família Romana, por exemplo, o pai é autoridade da família. Na família Portuguesa, temos a ligação afetiva. Sendo assim, a família foi formando sua base de acordo com as influencias sofridas ao longo dos anos e da necessidade humana de viver em relacionamento com os outros, provando assim, que o humano não foi criado para viver sozinho.
As mudanças, porém, não pararam até então. E nem irão parar, pois se tratando de pessoas, os contextos nunca serão estáticos,
...