TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Trabalho

Dissertações: Familia E Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

Unopar

Graduação em Serviço Social

Trajetória História Brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social

Garanhuns-Pe

2014

Unopar

Trajetória História Brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social

Trabalho de Sociologia apresentado a Graduação de Serviço Social

Á Universidade norte do Paraná-Unopar-polo Garanhuns

Com orientações da tutora Gleslainy de Lima Silva

Garanhuns-Pe

2014

Sumário

Introdução .................................................................................................. 4

Desenvolvimento ....................................................................................... 5

Conclusão......................................................................................................7

Considerações Finais ................................................................................. .8 Referências....................................................................................................9

Garanhuns-Pe

2014

Introdução

Tendo o objetivo de analisar o modelo de organização e mudanças das décadas de 1960 à 1980 no Brasil Para realizar esse estudo será desenvolvido um esforço no sentido de analisar a grande história entre as décadas citadas, onde organizou-se o Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS).

A primeira delas visando enfrentar a questão social, entre ampla gama de questões que os indivíduos sociais provocam, busca-se examinar, em primeiro lugar, o contexto histórico dos anos de 1960 a 1980 mostrando a evolução histórica no plano abordado, de forma especial, os estudos do desenvolvimentalistas e politicas sociais no Brasil.

A politica social tem se apresentado como uma politica fundamental para o ´´ bem estar`` dos cidadãos, além de se constituir em objeto de reivindicações dos mais diferentes movimentos sociais. Debate a politica Capitalista e busca resgatar seu caráter de classe social ou seja, uma politica que responde principalmente, aos interesses das classes politicas e econômicas dominantes.

Desenvolvimento

O dinamismo econômico da passagem da década de 1960 para a década de 1980 teve como característica a exclusão social e política da maioria da população em especial dos trabalhadores.

Os analistas econômicos da conjuntura brasileira consideram os anos 60 a 80 como a década perdida em termos de crescimento. A área social sofreu diretamente os reflexos do comportamento negativo da economia nacional, acrescente-se a esse quadro a herança de desigualdades sociais do ´´Milagre econômico Brasileiro (1968-1973) e do modelo de desenvolvimento econômico posto em prática nos últimos 25 anos, e ter a dimensão exata do que se convenciona chamar de divida social.

O resgate dessa divida tem hoje um instrumento normativo assentado na constituição (05.10.88) além da oportunidade de escolha direta do Presidente da Republica, envolvendo 82 milhões de eleitores, o que poderá dar prioridade ao desenvolvimento econômico conjugado com a necessidade e urgência equidade social.

É preciso incorporar ao estatuto da cidadania a maioria do povo brasileiro que não teve, até o presente momento, assegurado o direito á alimentação, ao emprego, á saúde, á educação e á moradia. No Brasil o sistema de proteção Social seguridade, assistência a saúde, etc, onde se implantou o Estado do bem-estar.

Para J.K Galbrainth, a legislação social teve um efeito civilizador para as economias avançadas do mundo ocidental; sem ela, o capitalismo não teria sobrevivido (SCHVATV 1988).

A maioria da população, as instituições politicas ditas sociais pouco quase nada contribuíram para a melhoria da qualidade de vida. No Brasil ocorreu uma regulação Keynesiana sem direitos sociais, foram distinta daquela verificada nos países avançados.

O Brasil muitas vezes é identificado como o Estado do Mal- Estar, onde existe crescimento econômico sem uma contrapartida a nível de participação e dos benefícios sociais.

!960, o país terá um sistema classificado como dual e restrito: Na primeira República, escolas do povo versus escolas de elite; do período varguista até o período 1945-1964, educação para o trabalho versus educação para á formação geral.

Será após a aprovação da Lei de Divertrizes e Bases (LDB), em 1961 que expansão do sistema educacionalserá consubstanciada. A politica de saúde, a partir da década de 1930 e durante o cinquenta anos que se seguiram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com