Fatos Socias
Trabalho Universitário: Fatos Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LOURDES • 27/9/2014 • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 344 Visualizações
QUESTIONÁRIO CONTEÚDO AV1
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – PROFESSOR LUIZ ALVES FILHO
Diretrizes deste questionário:
1° É terminantemente PROIBIDO responder este questionário utilizando a opinião pessoal.
2° As respostas DEVERÃO ser elaboradas em forma de CITAÇÃO, sendo esta a ÚNICA forma ou maneira de respondê-lo.
3° O questionário DEVERÁ ser digitalizado.
4° A entrega do questionário será efetuado única e exclusivamente na última aula que antecede a AV1.
5° A formatação do trabalho deverá ser feita com Fonte Arial, Número 10, Espaçamento 1,5 e Capa.
6° O questionário valerá 01 ponto como atividade estruturada a ser somada com a presença e participação, totalizando os 02 pontos necessários.
1 – Segundo o Prof. Luiz Alves Filho, as Ciências Sociais necessitam de metodologias das quais o cientista ou o estudioso as utiliza ao observar os fenômenos ou fatos sociais, produzindo conhecimento científico e trazendo luz às dúvidas pertinentes do cotidiano. Tais métodos são a Sociologia Política, Ciência Política, Filosofia Política e Historiografia ou História dos fatos Políticos. Defina cada um dos métodos, delimitando respectivamente as suas áreas de atuação.
QUESTÃO 01Sociologia política
“é o estudo dos fatos políticos considerados fatos sociais como quaisquer outro, através dos métodos sociológicos; a sociologia política é o objeto da investigação dos sociólogos”.
Ciência política
“é o estudo dos fatos políticos de forma isolada dos outros fatos sociais, atentando apenas para os fenômenos políticos, no sentido restrito da expressão; a esta ciência cabe aos cientistas políticos, que usam o método de observação”.
Filosofia política
“é o estudo dos fatos políticos como forma de objeto de meditação filosófica, sobretudo para o conhecimento da sua essência ou para discursão, em função de certos valores; são os filósofos quem se movem a vontade na filosofia política”.
Historiografia ou história dos fatos políticos ou história política
“é o estudo dos fatos políticos passados que explica o contexto político presente; os historiadores é que sabem fazer a história política”.
2 – Defina Senso Comum. Quais as características do Senso comum?
Segundo Marilena Chaui “ (...) senso comum é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas”. (pág. 251)
Um breve exame de nossos saberes cotidianos e do senso comum de nossa sociedade revela que possuem algumas características que lhes são próprias: “são subjetivos (...); são qualitativos (...); são heterogêneos (...); são individualizadores (...); (...) são generalizadores (...); (...) tendem a estabelecer relações de causa e feito entre as coisas ou entre os fatos (...); não se surpreendem e nem se admiram com a regularidade, constância, repetição e diferença das coisas, mas, ao contrário, a admiração e o espanto se dirigem para o que é imaginado como único, extraordinário, maravilhoso ou miraculoso. Justamente por isso, em nossa sociedade, a propaganda e a moda estão sempre inventando o “ extraordinário”, o “nunca visto”; pelo mesmo motivo e não por compreenderem o que seja investigação científica , tendem a identificá-la com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o oculto, o incompreensível; costumam projetar nas coisas ou no mundo sentimentos de angústia e de medo diante do desconhecido; (...) o senso comum de nossa sociedade ou de nosso grupo cristalizam-se em preconceitos com os quais passamos a interpretar toda a realidade que nos cerca e todos os acontecimentos”. (págs. 248 e 249)
3 – Defina Atitude científica. Quais as características da atitude científica?
Segundo Marilena Chaui (...) a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude cientifica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas. (pág. 249)
Só quase todos os aspectos, podemos dizer que o conhecimento científico opõe-se ponto por ponto às características do senso comum: “ são objetivo (...); é quantitativo (...); é homogêneo (...); é generalizador (...); são diferenciadores (...); só estabelecem relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes; surpreende-se com a regularidade, a constância , a frequência, a repetição e a diferença das coisas e procura mostrar que o maravilhoso, o extraordinário ou o “ milagroso” é um caso particular do que PE regular, normal, frequente.; distingue-se da magia; afirma que, pelo conhecimento, o homem pode libertar-se do medo e das superstições, deixando de projetá-los no mundo e nos outros; procura renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas e destas, em preconceitos sociais. “ (págs. 249 e 250)
4 – Em que pressupostos teóricos Augusto Comte funda a Física Social, mais tarde chamada de Sociologia?
Segundo Anthony Giddens Comte procurou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social, à imagem das ciências naturais que explicavam como funcionava o mundo
...