Fenómeno Da Droga
Artigos Científicos: Fenómeno Da Droga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pixieblue • 31/1/2014 • 246 Palavras (1 Páginas) • 262 Visualizações
É reconhecida a utilização de substâncias psico-ativas tanto para fins terapêuticos como para fins recreativos desde a Antiguidade Clássica, nomeadamente substâncias como o vinho, a mirra, o ópio e a coca. Na Idade Média, Árabes fazem chegar à Índia e à China o ópio, limitado apenas para fins terapêuticos. Na época medieval recorriam a estas substâncias de forma aleatória, pois existia à volta delas uma falta de conhecimento científico que criou mistério, devido às suas propriedades e efeitos sobre o ser humano.
Já no século XV até ao século XVIII, época marcada pelos Descobrimentos e pela expansão comercial sentida entre diversas culturas, a Ocidente e Oriente, torna a adoção do uso inovador das substâncias mais recetivo. No século XIX o consumo de substâncias associa-se ao contexto de desenvolvimento das grandes potências económicas como os EUA, a França e a Inglaterra, devido ao crescimento económico mundial, consequência das mudanças sociais.
No início do século XX, reúnem-se esforços para regulamentar tanto a produção, como a distribuição e também o consumo de determinados produtos, pois assiste-se ao início do desenvolvimento das substâncias semi-sintéticas e sintéticas. (Marques, 2008).
Mas, o que é a droga? Segundo o sociólogo Domingo Comas (1985, p. 23), droga é toda a substância que, ao ser consumida pelo ser humano, provoca síndrome de dependência. Este estado de dependência é percebido pelo próprio consumidor, pelo seu grupo, família ou sociedade. Existem vários graus de dependência e essa variação depende das propriedades farmacológicas da substância (cit. in. Marques, 2008).
...