Fichamento Comparativo - RICHARDSON E BABBIE
Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Comparativo - RICHARDSON E BABBIE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: facknet • 13/3/2014 • 782 Palavras (4 Páginas) • 1.326 Visualizações
Rodrigo Facchinetti de Moraes (n° USP 9042146)
Métodos e Tecnicas de Pesquisa I – 1° semestre de 2014
Código: FSL0203
Professor: Edison Bertoncelo
FICHAMENTO COMPARATIVO
RICHARDSON, R.J. Cap.3 “Métodos quantitativos e qualitativos”, in: Pesquisa Social: métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1985, PP. 20-48.
BABBIE, E. Cap.2 “A ciência e as Ciências Sociais”, in: Métodos de pesquisa Survey. Belo Hoorizonte, Ed. UFMG, 1999, PP. 57-76.
Os argumentos apresentados por RICHARDSON, R.J. e BABBIE, E. em seus trabalhos se apresentam complementares, ao mesmo tempo que aparentemente conflitantes. Ambos demonstram que as Ciências Sociais visam entender racionalmente o comportamento humano, usando para isso técnicas e sistematizações “herdadas” das ciências naturais. BABBIE, E. enfatiza que as Ciências Sociais devem se aproximar das ciências físicas ao especificar métodos de medição e sistematização.
Como toda ciência, se descrito adequadamente e com rigor, qualquer experimento social deve poder ser repetido por diferentes cientistas sociais com resultados semelhantes. Este conceito é apresentado RICHARDSON, R.J., através de dois critérios: confiabilidade e validez. Confiabilidade é a “capacidade que devem ter os instrumentos utilizados de produzir medições constantes quando aplicados a um mesmo fenômeno”, (RICHARDSON, R.J., 1985, p.46) mesmo quando a pesquisa for realizada por outro pesquisador. Enquanto que validez “é a capacidade de um instrumento produzir medições adequadas e precisas para chegar a conclusões corretas” (RICHARDSON, R.J., 1985, p.46), mesmo quando o método for aplicado em grupos diferentes.
Os autores apresentam de forma estruturada cada conceito dentro das pesquisas qualitativas e quantitativas, seus usos e comparativos entre ambas. RICHARDSON, R.J. enfatiza qualidades das pesquisas qualitativas, enquanto BABBIE, E. discorre sobre a pesquisa qualitativa (que ele chama de Cientifico-Social) comparando-a com os métodos diretivos.
RICHARDSON, R.J., diz que a pesquisa quantitativa promove estudos descritivos e investiga a correlação entre variáveis. Apresenta o conceito de Estudo Correlacional e o critica apontando que este método adota “procedimentos predominantemente quantitativos para explicar fenômenos psicológicos e sociais complexos” (RICHARDSON, R.J., 1985, p.32).
Ao apresentar o conceito de Comparativo Causal, RICHARDSON, R.J., mostra que neste método o pesquisador parte dos efeitos observados para investigar os seus antecedentes. Porém, é ao apresentar o conceito de Estudos Experimentais que os autores se encontram. Para BABBIE. E., o que ele denomina de Experimento Controlado, é o método que mais se aproxima do que comumente se espera de um experimento cientifico. Apesar disso, este autor aponta que esse tipo de experimento pode conter falhas por não ser necessariamente representativos da realidade mais abrangente que a do grupo testado. Neste sentido, defende a replicação dos testes em diferentes grupos e a utilização de variados métodos de pesquisa.
RICHARDSON, R.J aponta como principais críticas aos métodos quantitativos a sua posição positivista, que insiste na aplicação dos modelos das Ciências Naturais às Ciências Sociais,
...