Formal
Trabalho Escolar: Formal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernardo256 • 20/3/2015 • 260 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Possíveis contribuições da Educação não-formal no cotidiano da sociedade atual.A educação não formal, segundo Gohn (2010), é uma área de conhecimento que envolve aprendizagens e saberes, estando presente em ações e projetos sociais da sociedade civil, em cursos universitários no campo da Educação, e em políticas sociais governamentais. É um tema fundamental na contemporaneidade, fazendo parte do processo sociopolítico, cultural e pedagógico de formação dos indivíduos para a cidadania e sua emancipação social.
A educação não formal é constituída enquanto modalidade de prática educativa e se caracteriza a um processo que rompe as barreiras dos muros escolares, sendo marcada por intencionalidades, tanto educativas, quanto políticas e sociais, intencionalidades essas que permitem ao pedagogo entrar em contato com a identidade e as necessidades dos educandos atendidos, bem como da sua comunidade.
Para Gohn (2005), a educação nessa abordagem, movimentos sociais e educação são tratados no sentido mais amplo, o que se caracteriza por todos os processos que envolvem aprendizagem de novos valores, ideias, atitudes e comportamentos que apreendidos eassimilados pelos sujeitos sociais são responsáveis por novas práticas no cotidiano social, e no sentido restrito, a educação no âmbito escolar. Assim, a relação nessa abordagem ocorre a partir de novas atitudes que os integrantes tomam a partir da prática de mobilização ou conforme afirma ainda a autora citada:
(...) a educação se apresenta como forma de aprendizagem aos participantes dos movimentos e associações; como efeito pedagógico multiplicador das ações coletivas junto à sociedade civil e à sociedade política; e como demandas específicas na área educacional, dentro e fora da instituição escolar (2005, p. 114).
...