Fundamentação Teórica
Dissertações: Fundamentação Teórica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mogha • 29/11/2013 • 2.052 Palavras (9 Páginas) • 370 Visualizações
8. CONCLUSÃO
O trabalho nos mostrou algumas dificuldades que o empresário enfrenta para manter a sua empresa dentro do mercado de trabalho. Podemos distinguir estabelecimentos, através do perfil dos seus empreendedores. O conhecimento, habilidade e atitude de quem abre um negócio é de extrema importância e o faz ter sucesso.
Não basta sonhar em ter um estabelecimento, é necessário agir de forma responsávele madura. Assim, os resultados são os melhores possíveis. Saem satisfeitos os clientes e os empresários.
Já se fazem muitas pesquisas em torno desse assunto, e várias são as “dicas” que se dão para aqueles que desejam crescer. Não são poucos os desafios encontrados, entretanto desde sempre, o espírito empreendedor deve manter o estimulo e equilíbrio daquele que se faz um empresário. Deve-se estar atento as oportunidades e fazer o trabalho bem feito. Resultados positivos são consequências de um bom trabalho e de atitudes responsáveis e decididas.
Todos podem ser um bom empreendedor a partir do momento em que se decidem com consciência aquilo que deseja ser formado.
Metas, muitos as colocam, mas é necessário persistência e determinação para alcançar os passos finais. As consequências benéficas que todo empreendimento pode obter, dependem unicamente do empenho do empreendedor.
Muitos projetos não dão certo, pelo fato da má organização, que é um dos pilares para se iniciar um bom projeto.
Se seguirem as regras, todo empreendedor terá os resultados tão almejados.
Um bom empresário é aquele que utiliza dos obstáculos para crescer e realizar o seu sonho. Planejamento, organização e espírito de empreendedor devem ser os alicerces para que o projeto dê resultados positivos.
Para ter um bom empreendimento, é necessário que tenha excelentes ideias e um projeto bem elaborado. Por isso é preciso fazer uma pesquisa minuciosa sobre o mercado da região e tentar obter informações importantes para conseguir sucesso no novo empreendimento. Analisar a disposição de lojas do produto o qual se quer comercializar, realizar pesquisas de aceitação da população, obter detalhes sobre quantidade de estabelecimentos com o mesmo propósito, tudo isso deve ser regra para um empreendedor. Conhecer os concorrentes é uma forma de manter o estabelecimento de acordo com o que pede o mercado.
O empresário deve ter consciência de forma correta da quantia que irá ser gasto para o projeto e analisar se os custos irão ter retorno, para que depois de algum tempo não venha a ter resultados negativos. E que tenha um bom retorno financeiro.
Manter um bom relacionamento com outros empresários e as pessoas com quem deseja trabalhar é muito importante para que desde do inicio o projeto dê resultados benéficos.
Importante estabelecer metas e prazos, pois é necessário para que a obra aconteça, pois, um bom empreendedor deve se atentar a todos os detalhes até o resultado final. Tudo isso pode ser visto durante este trabalho.
O primeiro passo para se montar uma empresa é identificar a ideia de negócio, que consiste em identificar o ramo de atividade, o conhecimento que o empreendedor tem do ramo, a experiência existente no ramo, a disponibilidade de tempo pelo qual se pretende dedicar ao negócio num primeiro momento; tais aspectos podem ser considerados como aspectos subjetivos, onde consiste-se em identificar primeiramente a ideia de negócio a ser montada. A partir de então, faz-se necessário um estudo do mercado, a partir de um plano de negócio para se identificar a viabilidade de mercado; tais aspectos são denominados objetivos.
Segundo o SEBRAE (2012), o empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.
Ainda segundo o mesmo, no plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará a nova empresa. Vale ressaltar que projeto deve sempre se manter atualizado para que a empresa esteja preparada para enfrentar as mudanças que o mercado exigir.
O autor citado afirma que o plano tem como finalidade de orientar o empreendedor a busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificaçãoda viabilidade da ideia e na gestão da empresa. Abaixo serão abordados alguns dos principais aspectos a serem abordados no plano de negócios, informado pelo 2009.
Formalidades Jurídicas: o primeiro passo para a constituição da empresa é a sua constituição formal. Para tal é necessário definir sua forma jurídica. Aforma jurídica determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros. As formas jurídicas mais comuns para micro e pequenas empresas são:
a) Sociedade Limitada: Nesse tipo de empresa duas ou mais pessoas associam-se para a criação de uma pessoa jurídica, com existência de patrimônio distintos da pessoa física dos sócios. Quem exerce a atividade empresarial é a sociedade e quem responde pelas dividas contraídas é o patrimônio da sociedade.
b) Empresário: É aquele que exerce individualmente e de maneira organizada as atividadesvoltadas para a produção ou comercialização de bens e serviços, sendo obrigatório seu registro na Junta Comercial. Não há presença de sócios e o proprietário assume integralmente a responsabilidade pelos resultados e riscos.
• Enquadramento Tributário: basicamente, a pequena empresa pode adotar três formas diferentes para o calculo e recolhimento dos impostos juntoao Governo Federal:
a) Empreendedor Individual: empresário individual com receita Bruta anual de até R$36.000,00 e que tenha um empregado que ganhe um salario mínimo.
b) Simples Nacional: destinado a empresas que se beneficiarão da redução e simplificação de tributos, além de recolhimento de um imposto único. Tal enquadramento está sujeito a aprovação do da Receita Federal e leva em consideração a atividade e estimativa de faturamento.
c) Regime Normal: as empresas recolhem os impostos da forma convencional, cumprindo todos os requisitos previstos em lei para cada imposto. Além dos impostos Federais,
...