Fundamento Das Politicas Sociais
Artigo: Fundamento Das Politicas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leviva • 9/4/2014 • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 408 Visualizações
POLÍTICAS SOCIAIS
E O
SERVIÇO SOCIAL
Goiânia,
2013
Universidade Anhanguera – Uniderp
Curso: Serviço Social IV
Discipilina: políticas sociais e o serviço social
Professora: Darleide Jubé
Tutor à distância: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia
Nome: Leticia Fernandes Viana de Mello RA:349858
Nome: Valderci Rustiguel Viana RA:349861
'
Políticas sociais
e o
Serviço social
Goiânia,
2013
INTRODUÇÃO
Portanto será abordado neste trabalho a historia das políticas sociais que se deram através dos movimentos sociais organizados pelos trabalhadores que reivindicaram seus direitos como cidadão.
Para tanto a Constituição Federal de 1988 que assegura aos cidadãos vários direitos dentre eles os direitos sociais que são: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.
Conforme o filme Ghandhi que mostra um movimento de protesto contra a discriminação racial, a independência de seu País e a luta a favor das classes menos favorecidas e contra os detentores do poder (os governantes).
RESUMO
As políticas sociais tem se apresentado de forma fundamental para o bem estar dos cidadãos além de se constituir em um objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.
Debater a política social no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social que responde principalmente aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
POLITICAS SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL
Entende-se por política social as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos para que se ganhem visibilidade e reconhecimento público. A política social tem se apresentado de forma fundamental para o bem estar dos cidadãos além de se constituir em um objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.
Entende-se que a formação profissional vai-se construindo no exercício da prática do assistente social junto às políticas sociais e vai adquirindo consistência à medida que o mesmo se reconhece e se aceita como membro efetivo da categoria.
Com isso a inserção do assistente social nas complexas e diversas formas de enfrentamento das questões sociais trazem demandas de caráter técnico, teórico, metodológico e ético-político para a profissão.
O filme Gandhi de 1982, do diretor: Richard Attenborough relata e mostra a luta pacífica de um homem que enxergou além do seu tempo e teve o despertar de sua consciência social, de sua visão humanista e universal usando para isso somente a sua voz e a sua inteligência e levando um sopro de esperança para todos.
Protestou contra a discriminação racial, lutou contra o domínio colonial britânico e por uma sociedade cultural indiana integrada. Partidário de uma política de não-violência e de desobediência civil conduziu o processo que levaria à Independência do Subcontinente Indiano mediante ações de protesto não-violento contra o governo inglês. Ironicamente, o compromisso apaixonado de Ghandi pelo protesto pacífico resultou muitas vezes em violência e morte bem como na sua prolongada prisão.
Mohandas Karamchand Gandhi lutou em favor das classes menos favorecidas e contra a classe dominante e fez com que o povo lutasse por seus direitos, pela sua independência e contra o preconceito.(anexo1)
Mesmo depois de tantas lutas o mundo depara com as diferenças sociais, com o preconceito racial, cultural e de classes.
No Brasil a exclusão social ainda é um fato gravíssimo onde o país ainda busca estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população como a igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e a construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das classes menos favorecidas, foi uma maneira de enfrentar essa situação em um bom caminho para um trabalho que visasse à democracia e a cidadania.
A desigualdade social é um fator natural, mas podemos buscar juntamente com a população a garantia da política social de forma organizada e planejada.
Nos anos de 1990 verificam-se no âmbito do Serviço Social os efeitos do neoliberalismo, da flexibilização da economia e reestruturação no mundo do trabalho, da minimalização do Estado e da retração dos direitos sociais.
Portanto o Serviço Social
...