Fundamentos Das Politicas Sociais
Exames: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcela02 • 29/10/2014 • 903 Palavras (4 Páginas) • 481 Visualizações
FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS
Aula 1:
Conceituando a Política Social e sua origem.
O QUE VEM A CABEÇA QUANDO OUVE A PALAVRA “POLÍTICA”?
Para muitos vem a imagens de campanhas eleitorais, partidos, propagandas, poluição visual às vésperas de eleição; Outros se reenviam a forma de atuação dos políticos; Para outros ainda este tema provoca aversão.
O QUE É POLÍTICA?
Em sua definição clássica:
O termo política origina de polis, que se refere a tudo que se relaciona com a cidade; Polis ‐ Termo grego que se refere à cidade, compreendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos, isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais.
Política também é “um campo dedicado ao estudo da esfera de atividades humanas articulada às coisas do Estado”; Hoje: conjunto de responsabilidades atribuídas ao Estado moderno.
“As nossas cidades são uma malha política. A água que bebemos, o ar que respiramos, a segurança de nossas ruas, a dignidade de nossos pobres, a saúde de nossos velhos, a educação de nossos jovens e a esperança para nossos grupos minoritários tudo está em estreita ligação com as decisões políticas tomadas na Prefeitura, na Capital do Estado ou no Distrito Federal”.
Karl Deutsch, Política e governo.
O QUE É POLÍTICA SOCIAL?
Políticas Sociais configura‐se um conjunto de intervenções desenvolvidas pelo governo com a finalidade de resolver situações que sejam socialmente relevantes;
Viabilizar as condições para possibilitar a proteção social.
POLÍTICA SOCIAL
Constitui em objeto de reivindicação dos movimentos sociais; Mediante a política social, é que direitos sociais se concretizam; São vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.
ESTUDAR AS POLÍTICAS SOCIAIS
Compreender política social não é uma tarefa fácil, pois, é um processo complexo e multideterminado.
Política Social: intervenção do Estado no âmbito do atendimento as necessidades sociais básicas dos cidadãos.
A política social representa um espaço importante de atuação do Assistente Social;
É necessário entendê‐las e contextualizá‐las em momentos históricos distintos.
ORIGEM DAS POLÍTICAS SOCIAIS:
O surgimento da política social tem sua origem no capitalismo, na qual se destina prioritariamente à classe trabalhadora e foi acontecendo de forma gradativa e diferenciada entre os diversos países; A política social se origina na luta dos trabalhadores pela reivindicação de direitos de proteção social, nasceu como forma de auxiliar os trabalhadores para que eles pudessem se manter e manter suas famílias quando não tivessem condições de trabalhar.
Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras iniciativas reconhecidas de políticas sociais, elas se gestaram:
Na ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial;
As lutas de classe;
E do desenvolvimento da intervenção estatal.
Os trabalhadores reagiam a exploração da mais valia e da exploração do trabalho de crianças, mulheres e idosos:
Luta dos trabalhadores com greves e manifestações e também em torno da redução da jornada de trabalho e pelo regulamentação de salário.
As estratégias burguesas para lidar com a pressão dos trabalhadores vão desde a requisição da repressão direta pelo Estado, até a concessões formais pontuais na forma das legislações fabris.
A definição da jornada de trabalho foi resultado de uma luta entre capitalista e trabalhador...
Após consciência coletiva dos mesmos como classe:
“A classe trabalhadora atordoada pelo barulho da produção, recobrou de algum modo seus
...