Fundamentos Das Politicas Sociais
Artigos Científicos: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pedroheloisa1 • 25/3/2015 • 2.649 Palavras (11 Páginas) • 254 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Curso Serviço Social – Período Letivo 2014
Disciplina: Fundamentos das Politicas Sociais
Nome Aluno (a) RA do Aluno
Pedro Oginio Carvalho da Silva RA 431186
Lilian Oliveira Schmidt RA 418732
Mara Jaqueline da Silva Nunes RA 431173
Márcia Adriane Borba RA 434467
Márcio André de Melo Reza RA 436952
Liliana Cassol dos Santos RA 8311761368
TITULO: Serviço Social e sua pratica junto as politicas sociais
Nome Professor EAD: Prof. Edilene Xavier Rocha Garcia
São Pedro - R.S
Setembro 2014
INTRODUÇÂO
O presente trabalho buscou definir os possíveis significados da palavra política. Foram consultadas várias fontes sobre o assunto para que pudéssemos analisar e refletir de maneira crítica sobre esse tema. Buscamos, mais concretamente, discutir a cerca do papel do educador social e a relação deste com os conceitos de política pesquisados. É objetivo deste trabalho saber, pelo menos na teoria, a atuação do Serviço Social e sua prática junto as Políticas Sociais.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, a partir de então, reflexões foram tecidas sobre o tema.
No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é política
Profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, o Serviço Social utiliza-se de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção das diversas refrações da “questão social”. O trabalho dos assistentes sociais insere-se nas diversas áreas: saúde, previdência, educação, habitação, lazer, justiça, etc. Visando o “bem estar dos cidadãos” atua no planejamento, na administração, na execução e assessorias políticas; em programas e serviços sociais, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços.
A atuação do profissional do Serviço Social está ligada diretamente com a “política”, em especial com as políticas sociais. Ela insere-se no modo de produção capitalista, transitando entre suas duas categorias fundamentais (capital e trabalho), buscando certo grau de compatibilidade entre ambos.
O termo política deriva do grego antigo e refere-se a todos os procedimentos relativos a polis, ou a cidade-Estado. Estas surgiram na Grécia e eram quase como países atuais. Esparta e Atenas são as mais famosas. No início, a palavra política referia-se a tudo que é urbano, civil e público; mas com a obra Política de Aristóteles (384-322 a.C.), este significado expandiu-se e passou a designar política como a arte ou ciência do governo. E por muito tempo designou os estudos dedicados à atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo.
A política aristotélica é essencialmente unida à moral, porque o fim último do Estado é a virtude, isto é, a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. Unicamente no Estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades humanas. È impossível conceber o indivíduo sem o Estado. Sendo o homem um animal social e político por natureza, significa que tem necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade.
Pode-se definir política como a ciência da governação de um Estado ou Nação, sendo uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. A política “trata da convivência entre os diferentes”, pois baseia-se na pluralidade humana, que implica na coexistência de diferenças que almejam a igualdade.
A política tem por finalidade manter a ordem pública, a defesa do território nacional e o bem social da população. Nesse contexto, os governantes são funcionários do povo, estando, por isso, a serviço deste. A implementação e a efetivação da política social, pelo Estado, se dá quando este busca o atendimento as necessidades sociais básicas da população, através de garantias e ações de grande importância à assistência social, a saúde, educação, segurança, etc.
As políticas sociais inserem-se na “política”, pois elas são ações governamentais
desenvolvidas em conjunto, através de programas que visam proporcionar a garantia de direitos e
condições dignas de vida ao cidadão, de maneira justa e igualitária. Nas formações econômico
sociais capitalistas atuais, a política social é uma política de ação e controle sobre as
necessidades básicas dos insatisfeitos com o modo de produção capitalista.
A sociedade capitalista não corresponde a uma ordem natural de produção da vida social. Nela a classe capitalista detém poderes político e econômico, que determinam toda a
vida social, em detrimento da “massa de trabalhadores” insatisfeita com a realidade imposta a eles por este sistema. Nesse cenário, as tensões sociais intensificam-se e a classe trabalhadora,
em vários momentos da história, exige melhores condições de trabalho e legislação que lhes garanta condições de sobrevivência.
...