Fundamentos Historico E Teórico-Metodológicos Do Serviço Socia
Artigos Científicos: Fundamentos Historico E Teórico-Metodológicos Do Serviço Socia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: europeusouza • 10/3/2015 • 5.192 Palavras (21 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
POLO: Unieducação - 7109
CURSO: Serviço Social - 4º Período/2013
ACADEMICAS: Domingas Porto da Rocha – RA 401705
Elaine Europeu de Souza – RA 403577
Isis Meireles Marques – RA 393487
Luciene Maria de Brito – RA 267258
Wanessa Morgana R. Marques – RA 396076
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Professora a Distancia: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Goiânia
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3
1. A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL.......................................................................4
2. A RELAÇÃO ENTRE O SERVIÇO SOCIAL E A FILANTROPIA................................7
3. O MERCADO DE TRABALHO NA ATUALIDADE PARA O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.....................................................................................................................8
3.1 Assistentes Sociais no Brasil - Perfil Profissional .............................................................11
4. AS DEMANDAS ATUAIS DO TRABALHO SERVIÇO SOCIAL ..............................15
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................17
6. REFERENCIAS BIOGRÁFICAS.....................................................................................18
INTRODUÇÃO
Este artigo científico demonstra uma sequência de ideias reflexivas e críticas a respeito da atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo e as principais tendências para o mercado de trabalho brasileiro. A sociedade contemporânea está em constantes mudanças e traz significativas repercussões nas relações de trabalho e de produção. Na era da globalização da economia e das inovações tecnológicas, tem sido de grande hegemonia a os processos de trabalho. Nesta perspectiva, o presente estudo consiste em uma reflexão sobre as recentes demandas e a dinâmica do mercado de trabalho na atualidade, elencando as possíveis áreas de atuação tanto nos setores privado e público quanto no terceiro setor, para o profissional de Serviço Social.
Nesta conjuntura, o exercício do Serviço Social, encontra-se incorporado às novas formas de gestão requeridas das mudanças tecnológicas e das organizações junto ao processo produtivo. Sendo necessário à formação de profissionais críticos, que podem gerar a oportunidade de produção de materiais para além das vivências acadêmicas, ao demonstrar um espaço múltiplo e complexo permeado por relações entre diferentes indivíduos nas diferentes concepções de vivências.
Também mostra a definição de filantropia e assistencialismo e sua relação com a atividade do profissional de serviço social.
1. A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL
[...] O homem, por mais que seja um indivíduo particular, é justamente sua particularidade que faz dele um indivíduo e um ser social individual efetivo – é, na medida, a totalidade, a totalidade ideal, o modo de existência subjetiva da sociedade pensada e sentida para si, do mesmo modo que também na efetividade ele existe tanto como instituição e gozo efetivo do modo de existência social, tanto como uma totalidade de exteriorização de vida humana. (MARX, 1974, p.16).
A profissão do assistente social é feita por sujeitos sociais especificados com a marca da sua condição de classe social, da cultura adquirida, da sua condição de gênero e etnia, numa relação dialética entre o individual e o coletivo, construindo diferentes contextos históricos uma identidade profissional constituída e constituinte.
Em meados de 1936 surgiram as primeiras escolas de formação profissional do Serviço Social, mas somente em 1957 é que a profissão Serviço Social teve sua regulamentação no Brasil, com a Lei 3252. Desde seu princípio aos dias atuais, a profissão vem se construindo, consolidando, considerando sua inserção na realidade social do país, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nos efeitos da questão social brasileira, que em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestadas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras. É uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social – Cress – do Estado onde pretende atuar profissionalmente.
O Serviço Social atua nas políticas públicas que envolvem o atendimento aos sujeitos em vulnerabilidade, possui uma formação critica capacitada para analisar e intervir nos graves problemas sociais do país. Trabalha em conjunto formando uma equipe multidisciplinar, onde analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizarem os direitos da população e seu acesso ás políticas sociais.
O Assistente Social tem suma importância nas instituições públicas ou privadas, age na defesa dos direitos sociais da população e suas necessidades, ou seja, aquela que não tem acesso a políticas sociais e a serviços públicos de qualidade.
...