TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Histórico E Teórico-Metodológico Do Serviço Social III

Exames: Fundamentos Histórico E Teórico-Metodológico Do Serviço Social III. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido

1. Por que José Paulo Netto considera que a aproximação do Serviço Social com a tradição marxista se deu enviesada?

2. Quais os fenômenos que contribuíram para o diálogo do Serviço Social com a tradição marxista na década de 1960?

3. Quais os elementos fundamentais que resultam da interlocução entre o Serviço Social e a tradição marxista?

4. De acordo com Josiane Soares Santos, o neoliberalismo tem característica antidemocrática. Explique como isso ocorre?

5. Considerando que, em tempos de crise é necessária a consciência da crise, como o capitalismo tem utilizado da ofensiva ideológica?

6. Quais as saídas indicadas por Josiane Soares Santos para uma possível consolidação da ruptura do Serviço Social com o conservadorismo?

Respostas

1ª Questão:

Porque para José Paulo Netto, esta aproximação aconteceude uma forma muito peculiar de setores do serviço social à tradição marxista. Que foi singularizada por três traços interligados. Em primeiro lugar, tratou-se de uma aproximação que se concretizousobexigências teóricas extremamente reduzidas, e as requisições que a comandavam foram de natureza, sobretudo ídeo-política. Em segundo lugar, e consequentemente, a referência à tradição marxista era muito seletiva. E por fim, de acordo com Netto a aproximação do serviço social com a tradição marxistafoi enviesada, porque não se deu por meio das fontes marxianas, nempor meio dos “clássicos” da tradição marxista, mas aconteceu especialmente,devido a divulgadores e pela via de manuais de qualidades e níveis contestáveis.

2ª Questão:

Os fenômenos que contribuíram para que houvesse um diálogo entre o serviço social e a tradição marxista na década de 60 foi três: a crise do serviço social tradicional, a pressão exercida pelos movimentos revolucionários e a rebelião estudantil, e estesabrangeram diferentes segmentos profissionais, principalmente docentes, em algumas áreas capitalistas desenvolvidas e em muitas áreas capitalistas periféricas.

3ª Questão:

Com essa interlocução, a tradição marxista poderá nos oferecer os seguintes elementos: A compreensão do significado social da profissão, em queem que o recurso à tradição marxistapode nos dar umamaior clareza quanto às funções e limitações do exercício profissional. A iluminação da nossa intervenção socioprofissional. E a dinamização da elaboração teórica dos assistentes sociais, buscando aprofundar a fundamentação e articulação dos aportes teóricos.

4ª Questão:

O neoliberalismo tem um caráter anti-democrático, e isto acontece por ele investir noextermínio da utopia, da esperança que alimenta os movimentos sociais, fazendo com que haja um enfraquecimento por parte destes, abrindo as comportas para uma onda conservadora. Portanto, vindo a ter comoresultado o enfraquecimento também do Estado e da organização dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com