Fundamentos Teoricos E Metodologicos Do Serviço Social
Monografias: Fundamentos Teoricos E Metodologicos Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raposadeia • 29/5/2014 • 2.861 Palavras (12 Páginas) • 448 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO:BELÉM 23201
CURSO – SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE
PROFA. TUTORA EAD – Mª EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA POLITICA SOCIAL
TITULO:ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS
Andrea Cristina Queiroz Costa RA: 402694
Adriana Pereira Silva RA: 395997
Ana Paula Alves Monteiro RA: 402161
Dilian Dias da Silva RA: 386958
Marcela da Silva A. Santos RA: 401129
Marilea Nazaré Assis Pio RA: 391184
INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre as maiores questões sociais as desigualdades religiosas, a desvalorização profissional e a luta contra a não violência, a favor da igualdade social.
Antes o respeito pela vida humana não havia integridade e os direitos humanos estavam sendo violadas de forma agressiva, as violações de direitos humanos estavam acontecendo de formas agravantes por isso no Brasil foi criada a Constituinte de 1988 que se propôs a perseguir os valores de uma sociedade fraterna, pluralista, a redução das desigualdades sociais e regionais e a garantir os direitos sociais como direitos e garantias fundamentais, aos cidadãos brasileiros.
NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL, PARA UM PROFISSIONAL QUE ATUA NESTA AREA O QUE É POLITICA?
Através da política é possível construir cidadania e a democracia na definição política do termo: bem comum igualdade social e dignidade coletiva. Partindo deste ponto de vista para um profissional que atua na área do Serviço social a política esta associada à cidadania dentro de um processo democrático, não querendo dizer política partidária, mas como função social.
Enquanto é crescente a demanda dos profissionais do Serviço Social nas produções significativas e desafiadoras na inserção da política, a atuação nesse setor mostra a importância do trabalho do Assistente Social no âmbito da política.
Sem a política dentro do contexto do Serviço social se tornam inviável a construção e formação de um conhecimento abrangedor, pois possibilita e favorece a reintegração através da participação, na luta dos direitos sociais e no resgate da cidadania.
O Serviço social frente a esse contexto poderá abordar a trajetória da política, contribuindo para o resgate sob uma nova perspectiva. O profissional do Serviço Social precisa conhecer a realidade da política, tendo como objetivo estimular a participação popular na tomada de decisão política, na esfera de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los.
Os direitos e deveres civis e políticos, devem ser trabalhados por meio de valores éticos, é necessário compatibilizar cidadania, política e diversidade, através de princípios éticos. Educar é uma ação que propõe a convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política, fazendo de cada sujeito um autor de transformação social.
A cidadania esta associada à política. Educar politicamente para a cidadania é principalmente educar um sujeito participativo para ser um sujeito crítico, no sentido de coparticipantes da democracia.
Não devemos desmerecer a política, pois o conhecimento e o desenvolvimento político são dois aspectos que cada vez mais vem se desvendando como instrumentos de emancipação e autonomia do cidadão que deseja entender a sociedade e atuar como autor, construtor e reconstrutor de realidades.
Portanto a política dentro do Serviço Social se torna indispensável, pois a mesma leva a uma dimensão da realidade posta no cenário brasileiro, onde sujeitos não têm acesso ao comum conhecimento, se tornando leigos no entendimento cegos diante de tão grande importância para o seu desenvolvimento intelectual, relacionando presente e passado e constatando as transformações necessárias ao bem da coletividade.
A democracia só se constituirá como substancial se a formação política for propiciada no ambiente escolar. A escola, enquanto uma criação social é um dos lugares adequados de formação e informação, em que a aprendizagem deve estar em concordância com os assuntos sociais que assinalam cada momento histórico.
É necessária a formação política na instituição escolar, pois ela proporciona entendimento e formação de opiniões voltadas para o bem estar, a coletividade, a igualdade. E o Serviço Social tem uma grande participação dentro desta formação, pois intervém como um forte aliado na participação popular, resgatando valores dantes desconhecidos proporcionando um entendimento maior e a inclusão social, levando o sujeito a um pensar critica posicionado na participação como forma de conhecer sua cidadania.
O ambiente hoje é individualista onde a tendência é a restrição e reduções de direitos, o conservadorismo político combina com o antidemocrático e antipopular por parte das classes dominantes, fazendo com que a política social ocupe um papel secundário.
O capitalismo eleva a democracia, mas apenas para inutiliza-la, trazendo a lembrança o conhecimento imperfeito sobre liberdade, porém não pode manter a liberdade de se expressar e ter uma opinião. O homem tem a inteligência e força para mudar esse estado de liberdade aprisionada, para um estado de liberdade contra as convenções sociais.
O fato é que os nossos governantes não querem cidadãos críticos, e sim a falta de conhecimento e interesse, onde indivíduos agem pensem politicamente incorretos. Pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe à população a discussão e pressão dos governantes.
Devemos Eliminar esse entendimento de que política é coisa banal, A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em suas diversas esferas de ação, evitando que chegue a uma grande confusão, desordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos dessemelhantes. Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói
...