Função Socializadora da Família
Por: Daniel Lima • 29/3/2022 • Trabalho acadêmico • 309 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
- A representação de espaços sociais e a crítica de costumes
O romance “Os Maias”, de Eça de Queirós, encerra uma vertente pedagógica e didática.
Assim, no “jantar da Quinta de Santa Olávia” critica-se a educação portuguesa: tradicional, teórica e sentimentalista, que valoriza a memorização ao invés da reflexão e é caraterizada por uma afeição desmedida à mãe, na pessoa de Eusebiozinho, “estiolado por uma educação à portuguesa”.
Já no “jantar dos Gouvarinho” condena-se a ignorância e a incompetência da aristocracia que desempenha elevados cargos de estado: “sr. Sousa Neto, sabe o que diz Proudhon?” ao que ele responde em jeito de desculpa “Não me recordo textualmente”.
Por fim, nas “corridas do hipódromo” reprova-se a adoção de eventos estrangeiros que nada dizem aos portugueses mas também a sociedade que apenas frequenta as corridas para observar e se mostrar, assim como a construção inadequada: “com o feitio de traves mal pregadas, como palanques de arraial”.
Concluindo, a sociedade da época não era tão civilizada como pretendia mostrar.
- A descrição do real e o papel das sensações
Através da descrição fiel e rigorosa de que faz uso, Eça de Queirós confere autenticidade à obra.
Por um lado, através do apelo às sensações visuais e olfativas presentes no excerto “os móveis (…) estavam embrulhados em lençóis de algodão, como amortalhados, exalando um cheiro de múmia a terebintina e cânfora”, o narrador evidencia e acentua a ideia de abandono e morte presentes no Ramalhete depois da consumação do incesto, na Toca, da morte do patriarca da família Afonso da Maia e da partida de Maria Eduarda.
Por outro, no trecho “fresco murmúrio de águas vivas” onde se identificam as sensações táteis e auditivas contribui-se para a descrição positiva da Quinta de Santa Olávia que é um espaço natural e puro associado à infância e educação felizes de Carlos da Maia.
Em suma, a caraterização dos espaços procura retratá-los como de facto são.
...