Funções Administrativas
Artigo: Funções Administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kelyy • 16/3/2014 • 511 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
O processo administrativo é um sistema orientado por funções básicas da administração sendo elas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Essas funções que tiveram grande contribuição para Administração Estratégica e são de essencial importância para a gestão das organizações foram desenvolvidas pelo teórico francês Henry Fayol. Veremos a seguir cada função de forma detalhada.
O planejamento consiste em simular o futuro desejado, de forma racional, traçando as ações a serem tomadas para alcançar determinado objetivo.
Organização é a função administrativa através da qual a empresa irá reunir e elaborar as formas adequadas para a utilização dos seus recursos, definir cargos e órgãos, dividir o trabalho e as responsabilidades.
A direção envolve a execução das operações de uma organização, visando o alcance dos objetivos pretendidos. A designação de pessoas ideias a fazerem essas execuções é essencial para a obtenção de bons resultados. É a função mais complexa por se tratar da interação entre as pessoas ou grupos. Sendo assim alguns elementos de suma importância: comunicação, liderança, motivação e orientação.
O controle tem como função definir os padrões de trabalho, monitorar e avaliar o desempenho dos recursos e se necessário aplicar ações corretivas.
Ao longo do tempo essas funções foram sofrendo transformações para se adequarem as novas formas de gestão que iam surgindo conforme as contribuições desenvolvidas por teóricos como Frederick Taylor, Henry Ford, Max Weber, Elton Mayo, Abraham Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor, por exemplo.
A função administrativa planejamento constitui-se por três características: planejamento estratégico, tático e operacional.
A organização subdivide-se em três níveis organizacionais: institucional, intermediário e operacional. Tendo em vista que a amplitude que aborda a organização em seu todo faz parte do nível institucional, já a amplitude que aborda a organização de acordo com cada departamento é o nível intermediário e por fim o nível operacional que aborda cada cargo ou tarefa separadamente.
Começa a surgir um conceito de liderança, substituto ao de direção, cujo qual apresenta quatro tipos diferenciados de líder. O líder coercitivo seria aquele que influenciará seus liderados por sua rigidez, severidade. Outro tipo de líder seria o líder controlador que irá usar o recurso de recompensa aos seus colaboradores em forma de elogios ou gratificação material. Entende-se por líder orientador aquele que exerce influência por seu amplo conhecimento e seu bom relacionamento com os demais. É visto como líder integrador aquele que surge espontaneamente por opção dos liderados, não é nomeado em muitas ocasiões, mas o grupo em si o tem como referência por suas características pessoais como sua simpatia e disposição.
O controle acaba dividindo-se em três categorias: feedforwork, simultâneo e de feedback. Sendo assim o controle feedforwork é um controle prévio, onde são criadas políticas e regras que não possibilitem resultados negativos, ou seja, vai buscar uma solução para o problema antes mesmo que ele aconteça. O controle simultâneo será executado durante a ocorrência dos fatos, usado tanto para trabalho humano como maquinário,
...