Funções Administrativas
Artigos Científicos: Funções Administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelob1101 • 6/5/2014 • 3.041 Palavras (13 Páginas) • 234 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEXTO EMPRESARIAL 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 4
2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 4
2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO 4
2.3 FONTES,(ORIGEM) DE RECURSO 5
2.3.1 CAPITAL SOCIAL 5
2.3.2 CAPITAL DE TERCEIRO 6
2.4 ANALISE DE MERCADO 6
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.............................................
2.6 ESTRUTURA DE MERCADO.................................................................................
2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...................................................................................
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Contexto empresarial
1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.
Fayol definiu as funções administrativas que são cinco elementos básicos dos processos administrativos, utilizados até hoje são eles:
• Planejamento: para obter o sucesso de uma ação, deve haver o planejamento, dentro do processo administrativo essa função é a principal a ser realizada. Através do planejamento a empresa se prepara para realizar suas metas e planos futuros. “Planejamento é definido como atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, P.169).
O planejamento vem a partir dos objetivos definidos pela organização e que sempre estão de acordo com as metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégia, tático e operacional. No planejamento estratégico
as decisões são tomadas com uma visão mais futura de acordo com os objetivos da empresa. O planejamento tático vai tornar as estratégias em planos mais específicos, que serão executados pelas áreas da organização. No planejamento operacional visa a eficiência através da correta alocação de tempo e recursos.
• Organização: tem objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, segundo Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidades na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamento devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar.
• Direção: segundo Chiavenato, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. Apesar da direção ser uma função formal da administração ela precisa de um processo intenso de comunicação, ela está ligada em como as pessoas serão guiadas, como elas serão influenciadas para que seja executadas as atividades de acordo com o esperado.
• Controle: é a função que monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que os gestores tenha plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo. A monitoração deve ser , segundo Chiavenato, sistêmica, interativa, cíclica e repetitiva. O controle pode ser exercido em diferentes níveis na organização:
✓ Controle estratégico: grau de realização das missões, estratégias e objetivos. Adequação dos planos estratégicos ao ambiente externo. Desempenho global da organização. Concorrência e outros fatores externos. Eficiência dos recursos.
✓ Controle nas áreas funcionais: qualidade dos produtos e serviços,
taxas de desempenho dos recursos humanos, eficiência do esforço promocional, desempenho dos fornecedores.
✓ Controle operacional: rendimento das atividades e consumo de recurso.
2.1.1 TEORICO QUE DESENVOLVEU
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Umas das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Segundo Fayol as principais funções da humanidade são Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.
2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
Segundo Fayol, essas cinco funções administrativas conduzem a uma administração eficaz das atividades da organização. Mas, com o passar do tempo, as funções Comando e Coordenação formaram uma só função… a de Direção. Então as funções de POCCC passaram para PODC que é acrônimo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO
Se você usar o dicionário, esse mesmo que você usa em casa para descobrir o significado de qualquer palavra, deverá encontrara as seguintes definições para patrimônio: “Herança paterna. Bens de família”. Mais adiante define como direito: “Complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica”. E como contabilidade: “A parte jurídica e material da azienda” (FERREIRA, 1994, p.488). Todas essas definições você encontrará sem a utilização de
nenhum livro de contabilidade.
Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.
O Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19) no apêndice á resolução
...