GESTAO EMPRESARIAL
Por: eduardo.bolte • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 819 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO DE COMÉRCIO E A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
2.2 A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
2.3 A LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO CONTADOR
2.4 ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
2.5 RACIONALIDADE E BUROCRACIA
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da Gestão empresarial no ambiente dos negócios.
Vivemos em um país onde a economia não apresenta as condições favoráveis para quem deseja investir ou alavancar seus negócios de maneira tranquila, ou seja, sem correr riscos. E é nesse ambiente, cheio de “turbulências” econômicas, que os profissionais especializados em gestão empresarial e financeira ganham espaço, principalmente em se tratando de pequenas e médias empresas que sofrem com a mortalidade cada vez mais precoce em nosso país.
O despreparo de empresários que abrem uma empresa e pensam única e exclusivamente em lucrar, sem ter uma visão estratégica na busca do lucro, faz com que em pouco tempo o capital investido suma e o prejuízo se torne iminente. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade das empresas com mais de dois anos de funcionamento corresponde a 24,6%. Na prática, uma em cada quatro empresas fecha até dois anos após a criação. Grande parte deste índice pode ser atribuída à falta e gestão.
Um dos principais problemas pode estar relacionado com a mistura do patrimônio pessoal dos donos com o capital implantado na empresa. Isso acontece devido à má gestão do capital de giro e a necessidade não prevista de buscar recursos para fechar as contas. Profissionalizar a gestão de uma empresa não deve ser considerado um custo a mais para o empresário, mas sim um custo necessário e decisivo para buscar a manutenção e o crescimento das atividades.
Uma boa gestão é imprescindível para que o empresário mantenha em dia a carga tributária incidente em seus negócios, para que se tenha crédito a qualquer momento no mercado financeiro, no caso da necessidade de buscar recursos. A visão estratégica de uma gestão faz com que os riscos iminentes da tentativa natural de alavancagem dos negócios se tornem mínimos, haja vista a análise prévia do fluxo de caixa pelo profissional capacitado para esta função. A Atuária é uma das profissões que mais crescem nos Estados Unidos no sentido de atuação e valorização dos profissionais. Este trabalho visa aumentar o conhecimento com relação à este profissional tão importante no mundo dos negócios, o Atuário.
...