GESTAO EMPRESARIAL
Trabalho Escolar: GESTAO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIVINALIMA • 9/10/2013 • 2.337 Palavras (10 Páginas) • 239 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE
Goiânia
2012
UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual Interdisciplinar em Grupo.
Profª.
Goiânia
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Entrevista com o Profissional Contábil 5
2.2 Entrevista com o Empresário 6
2.3 Visão do Contador x Visão do Empresário 7
2.4 Possíveis Melhorias no Escritório Contábil 8
2.5 Possíveis Melhorias na parte Administrativa e Contábil da Empresa 8
2.6 Sugestões de Melhoria na Estratégia Empresarial 9
2.6.1 Missão da Empresa 9
2.6.2 Visão Empresarial 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
APÊNCIDE A – QUESTIONÁRIO PARA O PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS 12
APÊNCIDE B – QUESTIONÁRIO PARA A EMPRESA 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma visão prática da contabilidade que busca identificar o escritório de contabilidade bem como o profissional que exerce a profissão e descrevendo o motivo da escolha da profissão contábil, se no tempo de atuação já tinha formação superior, qual a importância da profissão contábil para a sociedade e sua relação com a administração e o empresário; e como está composto seu mix de clientes.
No que tange ao ponto de vista da empresa, identificou-se qual sua atividade econômica, o número de colaboradores, onde é feita a escrituração contábil, para que servem e como são utilizadas as demonstrações contábeis recebidas do contador, qual a missão e visão da empresa e se no quadro de funcionários da empresa existe algum estilo de liderança e como são resolvidos os possíveis conflitos de lideranças entre os colaboradores.
Por fim, serão tecidas análises das duas entrevistas com pontos de vista do autor, a confrontação das visões de pensamento entre contador e empresário e as possíveis melhorias tanto no escritório de contabilidade, quanto na empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Entrevista com o Profissional Contábil
Foi realizada entrevista com o contador Marlo Cherobino de Resende, CRC 14.967/GO, responsável pelo Escritório de Contabilidade Leal, sito à Rua José Gomes Bailão, nº 112, Cidade Jardim, Goiânia-GO. O entrevistado foi perguntado sobre o tempo de atuação no escritório contábil e sua formação, respondeu que tem formação em nível superior e possui 10 anos de trabalho como Contador desde sua formatura em 2002.
Ao ser indagado porque escolheu a profissão contábil, respondeu que o pai já tinha escritório e que trabalhava com pai antes do iniciar o curso de ciências contábeis e que resolveu se formar para continuar com o escritório e dar sequencia ao trabalho. Disse também, que não realizou curso de aperfeiçoamento profissional, nem pós-graduação. Pelo fato de o pai já trabalhar como contabilista, o entrevistado já atuava na área contábil antes de ser graduado em ciências contábeis, na área fiscal, pessoal, constituição de empresas, etc., e aperfeiçoou após conclusão do curso.
Ao ser questionado sobre qual a importância da profissão contábil na sociedade, respondeu que é muito importante. Em tese a profissão contábil é estática, ou seja, ela só registra os fatos que ocorrem na empresa para passar para os órgãos públicos por meio das declarações que são enviadas, para a própria constituição da empresa, para pagamento de tributos, lançamentos de folha de pessoal. Na prática o contador é visto como um consultor, principalmente micro e pequena empresa que atuo na área, pois não só registros os fatos que em tese aconteceria, também é prestada consultoria tanto na área de pessoal quanto na área administrativa na maioria das vezes. Primeiro que é obrigatória por lei toda empresa ter um contador e segundo pela complexidade da parte técnica e de consultoria.
Foi solicitado que o entrevistado falasse sobre a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário, respondeu que na micro e pequena empresa quase não se enxerga a figura do administrador de empresas enquanto profissão de administrador, pois na sua visão fica caro para o empresário e nesses casos a empresa é familiar e o próprio dono, esposa ou filhos administram a empresa e acaba que a consultoria administrativa é direcionada para o contador. Em empresas maiores a relação é vista. A contabilidade é estática e a administração e dinâmica e se relacionam, pois as demonstrações contábeis servem de base para a análise do administrador para projeções futuras, planejamento das ações de curto, médio e longo prazo, verificar se a empresa tem viabilidade financeira para buscar crédito no mercado. A contabilidade e a administração têm relações onde uma profissão integra e complementa a outra. Até mesmo na universidade nos dois primeiros anos do curso de contabilidade a grade curricular é igual à do curso de administração.
Ao ser perguntado sobre como está composto seu mix de clientes,
...