GESTÃO DA QUALIDADE E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Por: jeferson_Moreira • 17/6/2018 • Projeto de pesquisa • 3.532 Palavras (15 Páginas) • 201 Visualizações
2 PROJETO DE PESQUISA
GESTÃO DA QUALIDADE E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Profª Suzete Antonieta Lizote
Jeferson Moreira
Jéssica Oliveira dos Santos
Lidiane Gonçalves
Márcio Girardi
Patrícia Cristina Farias do Nascimento
RESUMO
Palavras-chave: Gestão da qualidade, Programa de Qualidade Necessária Contábil, Contabilidade.
1 PROBLEMA
O PQNC – Programa de Qualidade Necessária Contábil (PQNC) é um instrumento que visa auxiliar os gestores na melhoria da qualidade dos serviços contábeis, padronizando dos processos de trabalhos dentro da contabilidade.
Qual a relação existente entre o comprometimento organizacional e os benefícios da implantação do PQNC?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Relacionar o comprometimento organizacional com os benefícios da implantação do Programa de Qualidade Necessária Contábil.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Descrever os processos do Programa de Qualidade Necessária Contábil – PQNC;
b) Reconhecer a visão dos proprietários diante da implementação do programa;
c) Identificar os processos operacionais antes e depois da implantação do PQNC, na percepção dos funcionários;
d) Avaliar o comprometimento dos funcionários presente na execução do PQNC.
3 JUSTIFICATIVA
No desejo das empresas de encontrar uma forma de gerenciamento organizacional, em busca de uma harmonia entre o trabalho desenvolvido e os resultados positivos conquistados, o departamento de recursos humanos tem a missão de conquistar o comprometimento dos colaboradores com o seu trabalho e a empresa.
Este projeto visa mostrar os pontos positivos e o caminho percorrido para a implementação do Programa de Qualidade Necessária Contábil – PQNC para os escritórios de Contabilidade.
A implantação de um programa de qualidade é um processo de aprendizado, portanto não deve ter regras muito rígidas, mas deve se adaptar às necessidades, aos usos e aos costumes da empresa. Um programa de qualidade deve ser visto como o aperfeiçoamento do gerenciamento já existente. (CAMPOS, 2014, p. 229).
Portanto, como a grande maioria dos escritórios de contabilidade ainda não faz uso de programas de qualidade organizacional, por falta de literatura específica para esse ramo de atividade, e na busca de contribuir no esclarecimento e até mesmo servir como um guia para auxiliar os lideres e gestores na tomada de decisão para implementar o programa de qualidade e conquistar o comprometimento organizacional, foi escolhido este estudo, no intuito de tentar esclarecer essas dificuldades enfrentadas.
A relevância deste estudo se dá pela necessidade de mostrar os prós e os contras tão questionados pelos gestores de como cativar seus funcionários, para que estes entendam a importância desses programas e sintam-se motivados a segui-los.
Sendo assim, ninguém ama o que não conhece! Conhecer a visão global do mercado e específica da empresa para aperfeiçoar você, seu ambiente de trabalho, é uma forma de comprometimento entre ambos, (KALKMANN e KALKMANN, 2012).
A sensibilização pela busca da qualidade dos serviços prestados é uma forma de ganhar a confiança e o comprometimento das equipes “É melhor fazer uma única coisa 100%, do que fazer 100 coisas mais ou menos” explicam Kalkmann e Kalkmann (2012, p. 08). Já Camargo (2011, p. 80) especifica que “para transpor esta barreira e mover todos em uma organização deve ter um ponto de partida, e a simplicidade do programa 5 S é elemento fundamental para iniciar-se um programa de qualidade em uma organização”
De forma prática, este trabalho visa aprimorar os conhecimentos gerenciais na busca pela qualidade nos escritórios de contabilidade auxiliando-os assim a valorizar sua empresa perante o mercado.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 GESTÃO DA QUALIDADE
A qualidade na gestão busca atender as necessidades das empresas pela sobrevivência no mercado de trabalho e sua continuidade, atende perfeitamente o objetivo de forma a ser confiável, gerir de uma maneira segura e dinâmica os serviços prestados para a sociedade como um todo. Para Camargo (2011, p. 81), “A gestão da Qualidade é fundamental para a afirmação e subsistência de uma organização. E para padronizar o controle de atividades, comunicação, informação e formalização de processos”.
Desta maneira, é necessário que existam pessoas capazes de montar e operar o sistema, que sejam comprometidas com a execução do seu trabalho, afim de atender as necessidades dos clientes.
Conforme preceitua Falconi (2014, p.38), “[...] o controle da qualidade é um sistema administrativo aperfeiçoado no Japão, a partir de ideias americanas ali introduzidas logo após a Segunda Guerra Mundial”, desta maneira “buscou-se possibilitar a real melhoria da natureza e da sociedade humana a partir da elevação da motivação, segundo teoria de Taylor¨ (SCHMIDT, 2000).
Inerente ao tema de gestão de qualidade Falconi (2014, p.135) afirma, “[...] que a razão de ser de uma empresa são seus clientes”, assim sendo, agregar qualidade e aumentar a satisfação é primordial para dar suporte as necessidades dos clientes, e o processo cíclico do Programa de qualidade necessária contábil – PQNC contribui diretamente para isso.
Segundo matéria abordada pelo SEBRAE (2016), os princípios de gestão de qualidade são: “foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem do sistema para gestão, melhora contínua, abordagem dos fatos e benefícios mútuos com fornecedores”.
Atualmente os consumidores exigem cada vez mais qualidade nos produtos e serviços adquiridos, para atender e continuar atendendo estes consumidores, é de crucial importância que a empresa possua uma boa gestão de qualidade, de acordo com ABNT (2000) “A organização deve estabelecer, documentar, implementar
...