GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Ensaios: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoseLuiz • 10/10/2013 • 3.779 Palavras (16 Páginas) • 342 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ LUIZ VIANA DUARTE
GESTÃO EMPRESARIAL:
Gestão e Orçamento Empresarial
JOSÉ LUIZ VIANA DUARTE
GESTÃO EMPRESARIAL:
Gestão e Orçamento Empresarial
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral das matérias oriundas do 4º semestre de 2013.
Orientadora: Joenice L. Diniz
As pessoas que realmente se esforçam para estudar e, aos professores que se doam pela educação de um País melhor.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... X
2 TOTOTOTTO ........................................................................................................ X
3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... X
REFERÊNCIA ......................................................................................................... X
1 INTRODUÇÃO
A gestão empresarial tem um leque de ferramentas utilizáveis em favor da entidade, “como instrumento de administração, o orçamento fornece direção e instruções para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento” (ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO, 2013, p. 42).
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 ORÇAMENTO
Orçamento representa uma atividade econômica-financeira que parte da determinação e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo.
1.1.1 Orçamento Mestre
O orçamento mestre de uma empresa é subdividido em orçamento operacional e orçamento financeiro. O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes etc., ou seja, é a sustentação operacional da organização.
O orçamento financeiro, por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.
As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta para controle de seu planejamento estratégico de curto e de longo prazo.
1.1.1.1 Orçamento operacional
Otley(1999) firma que a prática orçamentária tem sido tradicionalmente a sustentação da maioria dos mecanismos de controle das organizações, porque é uma das poucas técnicas capazes de integrar os processos da atividade organizacional em um único sumário coerente. O orçamento é capaz de medir a performance relacionado tanto custo como medida interna quanto rendimentos da empresa como medida externa (OTLEY; POLLANEN, 2000).
Para Frezatti (2007, p. 46)
[...] o orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.
Para Blocheret al. (2007, p. 215): “umorçamento é o plano operacional de uma empresa; ele identifica os recursos e compromissos necessários para satisfazer as metas da empresa para o período indentificado”.
Do orçamento, passamos ao processo orçamentário, o qual Eldenburg e Wolcott (2007, p. 377) definem como “uma série de passos que a organização toma para elaborar e utilizar os orçamentos”. Ainda segundo os autores, “os gerentes tipicamente começam o processo reexaminando e, possivelmente, lapidando a visão e as competências essenciais de sua empresa”.
Sendo o orçamento operacional foco desta seção, ele compreende todas as fases distintas da organização e tem como objetivo projetar os resultados futuros da organização.
1.1.1.1.1 Orçamento de vendas
A primeira etapa para a elaboração do orçamento geral é com certeza o orçamento da quantidade de vendas. Qualquer empresa que não tenha determinado a quantidade de produtos que pretende vender no período planejado não consegue nem dar sequência no processo no processo orçamentário. É considerado, portanto de grande importância a veracidade e a acertabilidade do orçamento proposto.
A organização nesta etapa deve mensurar a quantidade de cada item que pretende comercializar e também definir os preços que serão praticados no mercado. Devem-se definir também os prazos dados aos clientes, bem como os impostos que incidirão sobre tal venda.
Para que a empresa possa se aproximar o máximo possível da quantidade que realmente irá comercializar, Lunkes (2007, p. 42) aborda alguns fatores limitadores ou restrições internas da empresa,
...