GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Exames: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gleeici1 • 11/10/2013 • 2.923 Palavras (12 Páginas) • 462 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
3 ORÇAMENTO GERAL 5
4 ORÇAMENTO FLEXIVEL 9
5 PONTOS POSITIVOS DE ORÇAMENTO PARA GESTÃO 10
6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 11
7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 12
8 BALANÇO PATRIMONIAL 13
9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 14
10 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 15
11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
O Sistema orçamentário da empresa utiliza a técnica de projeções para gerar as informações necessárias na peça orçamentária, para orientar a direção da empresa no processo de tomada de decisão. É através desta importante ferramenta que os gestores poderão visualizar as medidas que deverão ser executadas, bem como as expectativas a respeito do futuro da empresa. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros, têm grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.
O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento fornece direção e instrução para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento.
O orçamento representa uma atividade econômico-financeira que parte de determinação e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento gera um plano de operação para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo.
O orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004) é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera alcançar em suas atividades planejadas.
Ao planejarem o futuro, para Horngren, Datar e Foster (2004, p. 165)m “os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evita-los. Em vez de enfrentarem problemas futuros, os gerentes põem direcionar suas energias na exploração de oportunidades”.
3 ORÇAMENTO GERAL
O orçamento mestre de uma empresa é subdivido em orçamento operacional e orçamento financeiro. O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhorar atendimento aos clientes etc., ou seja, é a sustentação operacional da organização.
O orçamento financeiro, por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado de exercício.
As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta para controle de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo.
Padoveze (2000, p. 391) afirma que “as demonstrações contábeis projetadas serão primeiramente em moeda corrente, e depois transformadas na moeda forte que a empresa se utiliza [...] para seu gerenciamento [...]”.
Welsch (1983, p.21) afirma que ”[...] o planejamento e controle de resultados pode ser definido, em termos planos, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle de administração".
• Orçamento operacional
O orçamento operacional foco desta seção, ele compreende todas as fases distintas da organização e tem como objetivo projetar os resultados futuros da organização.
Para Hansen e Mowen (2001, p. 247) “o processo orçamentário pode varias do processo relativamente informal executado por uma pequena empresa, para um procedimento detalhadamente elaborado, de diversos meses, empregado por grandes empresas”.
Padoveze (2000, p. 371) argumenta que no orçamento operacional “é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa”.
• Orçamento de vendas
A primeira etapa para a elaboração do orçamento geral é com certeza o orçamento da quantidade de vendas. Qualquer empresa que não tenha determinado a quantidade de produtos que pretende vender no período planejado não consegue nem dar sequência no processe orçamentário. É considerado, portanto de grande importância à veracidade e acertabiliadde do orçamento proposto.
Para que a empresa possa se aproximar o máximo possível da quantidade que realmente irá comercializar, Lunkes (2007, p.42) aborda alguns fatores limitadores ou restrições internas da empresa, tais como:
Capacidade produtiva;
Vendas e marketing;
P&D e engenharia;
Gestão e finanças.
Aponta ainda além dos fatores internos, alguns fatores externos que devem ser analisados, tais como:
Mercado;
Competitivos/competitividade;
Econômicos e governamentais;
Tecnológicos;
Sociais e culturais.
• Orçamento de produção
Determinada a quantidade de vendas, é necessário então partir para a segunda etapa – o orçamento de produção. As empresas em geral devem garantir que seus clientes serão atendidos e que não irá faltar produto
...