Geoprocessamento e a conservação da natureza
Trabalho acadêmico: Geoprocessamento e a conservação da natureza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamaragirelli • 6/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 384 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
DAIS
GEOPROCESSAMENTO E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Canarana
2013
DAIS
GEOPROCESSAMENTO E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Luciana Trigueiro
Thiago Domingos
Rodrigo Trigueiro
Jossan Batistute
Canarana
2013
1. INTRODUÇÃO
As metrópoles e o advento da tecnologia vêm afastando as pessoas do meio ambiente e isso pode ser percebido facilmente em nosso dia a dia. Antigamente o ser humano era mais ligado ao meio em que vivia e tinha uma percepção mais apurada com relação às mudanças sofridas no mesmo. No entanto com a correria do dia a dia acabamos por não mais perceber as mudanças que ocorrem ao nosso redor deixamos de perceber detalhes que fazem toda a diferença. Isso acontece por que hoje em dia não temos mais tempo para olhar a nossa volta e se dar conta de como o meio ambiente nos afeta diretamente. Essa falta de percepção pode ser um problema social/ambiental e acarretar sérios problemas futuros.
Esse trabalho consiste em mostrar como o geoprocessamento pode auxiliar no planejamento de unidades de conservação e como estas podem se beneficiar dessa ferramenta.
2. METODOLOGIA
A metodologia utilizada no trabalho em geoprocessamento como importante ferramenta para as unidades de conservação brasileiras na construção deste trabalho foi o estudo de diversos artigos que abordam o tema central e a construção de um parâmetro de comparação entre o apresentado nos trabalhos e a realidade das unidades de conservação brasileiras.
Palavras Chaves: Geoprocessamento, Unidades de Conservação, Parâmentro.
3. GEOPROCESSAMENTO
O país conta com um vasto território, o que propicia ações ambientais, porém, a amplitude do território nacional também é um problema já que a fiscalização de áreas tão extensas é extremamente complicada. Com o advento da tecnologia aliada as diversas áreas de atuação é possível resolver diversos problemas em escala nacional, estadual, municipal e até mesmo mundial. Um exemplo é o geoprocessamento que, pode ser entendido como tecnologia aliada á geografia, é uma importante ferramenta para diagnosticar as unidades de conservação pois permite um diagnóstico preciso acerca da características físicas das unidades de conservação.
É claro que esse é um problema relativamente pequeno quando comparado aos problemas sérios que o nosso mundo vêm sofrendo e a quantidade de fauna e flora que perdemos diariamente, muitas vezes sem ao menos conhecermos.
Há muito tempo que vem se falando em preservação ambiental e essa expressão vem tomando cada vez mais proporção em nosso cotidiano. Em todos os lugares fala-se em meio ambiente, problemas ambientais e aquecimento global proveniente da ação antrópica e cria-se cada vez mais formas de preservação ambiental que muitas vezes nem chegam a sair do papel.
É muito difícil lidar com os problemas ambientais pois todos os dias somos obrigados a colaborar com um mecanismo chamado Capitalismo que nos impulsiona a comprar cada vez mais coisas mesmo sem o mínimo de necessidade e isso ocorre por conta de a todo instante somos afetados pela mídia e o marketing que entra em nossas casas causando necessidades falsas e acaba com as nossas reservas financeiras.
O resultado de todo esse consumo é o crescente aumento de lixo que afeta comunidades de todo o mundo matando milhões de pessoas ou pelas enchentes causadas pelo lixo que entope os bueiros ou pela intoxicação e a ocorrência de doenças causadas pela exposição ao lixo.
Percebe-se que é muito difícil lutar contra um sistema que existe a tanto tempo e moldou o mundo em que vivemos.
A importância das unidades de conservação vai muito além do que uma acerto de consciência e uma forma de acertar os danos que nós seres humanos causamos durante séculos. O governo junto aos seus órgãos de atuação começou a pouco reconhecer o que pode e está ao seu alcance para solucionar os problemas do nosso país.
É muito importante que as unidades de conservação sejam entendidas como uma forma de preservar o que ainda nos restas e proporcionar desenvolvimento sustentável para todos que necessitam de suas atividades para sobreviver.
Para que as Unidades de Conservação sejam realmente benéficas para o meio ambiente e possam cumprir com seu objetivo principal de preservação ambiental é necessário que as pessoas que as administrem tenham total conhecimento sobre o que apresentam e sua real importância para o meio social, ambiental e econômico.
O SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) foi criado pela Lei
...