Gerencia Cientifica
Casos: Gerencia Cientifica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: johntubaina • 18/7/2014 • 249 Palavras (1 Páginas) • 1.277 Visualizações
Capítulo 4 – Gerência Científica
A gerência científica significa um empenho no sentido de aplicar os métodos da ciência aos problemas complexos e crescentes do controle do trabalho nas empresas capitalistas em rápida extensão.Taylor ocupava-se dos fundamentos da organização dos processos de trabalho e do controle sobre ele. Os sucessores de Taylor encontram-se na engenharia e projeto de trabalho; bem como na alta administração. As conclusões de Taylor podem ser resumidas assim: os trabalhadores que são controlados apenas pelas ordens e disciplinas gerais não são adequadamente controlados, porque eles estão atados aos reais processos de trabalho. Para mudar esta situação, o controle sobre o processo de trabalho deve passar ás mãos da gerência, não apenas num sentido formal, mas pelo controle e fixação de cada fase do processo, inclusive seu modo de execução. A gerência moderna veio a existir com base nos princípios de Taylor, quais sejam: Princípio de dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores, Princípio da separação da concepção e execução e Princípio da utilização do monopólio do conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execução.
Capítulo 5 – Principais efeitos da Gerência Científica
A organização do trabalho de acordo com tarefas simplificadas, concebido e controlado em outro lugar, exerce claramente um efeito degradador sobre a capacidade técnica do trabalhador, além do rápido crescimento do pessoal administrativo e técnico especializado, assim como pelo rápido aumento da produção e alternância de massas e novas indústrias e mudanças de ocupações dentro dos processos industriais.
...