Gestao Custo
Exames: Gestao Custo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mairaaragao • 8/5/2014 • 555 Palavras (3 Páginas) • 572 Visualizações
Disciplina de analise de Custos – Ciências contábeis.
Responda de forma clara e objetiva todas as atividades referente às aulas 01 até 04 do guia de estudos.
1- Para as empresas existentes em nosso país é importante levar em consideração alguns aspectos, principalmente o que têm relação direta na tomada de decisão, neste sentido é importante descrever que o principio da competência é baseado em dois regimes. Diante deste fato apresente como é realizado o registro das receitas e despesas pelo principio da competência.
O princípio da competência consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Exemplo:
a) em uma venda feita em agosto para recebimento em setembro, a receita de venda deverá ser contabilizada no mês de agosto;
b) o aluguel do mês de agosto, que será pago somente em setembro, deve ser contabilizado como despesa do mês de agosto.
Como se verifica:
• uma receita é considerada realizada no momento em que os bens ou serviços são fornecidos pela empresa a seu cliente, independentemente do recebimento, pela empresa, do valor correspondente à venda;
• uma despesa é considerada incorrida no momento em que ocorra o consumo de bens ou a utilização de serviços, independentemente do pagamento, pela empresa, do valor devido.
Recebimentos e pagamentos antecipados:
Há casos de receitas cujos valores são recebidos antecipadamente.
Exemplo: a empresa contrata com um cliente o fornecimento, daqui a 30 dias, de determinada mercadoria e este lhe paga um “adiantamento” por conta da mercadoria que vai receber.
Nesse caso, o valor recebido não será considerado receita (ou seja, não será contabilizado como tal) até que ocorra a entrega da mercadoria. Será tido como mero adiantamento de cliente e assim contabilizado. Somente ao ocorrer a entrega efetiva da mercadoria (após 30 dias, no caso), a receita poderá ser contabilizada.
Há, também, casos de despesas que são pagas antecipadamente, como os seguros. Se, por exemplo, a empresa pagar a vista um seguro válido por um ano, o valor pago será registrado como “despesa antecipada” e a efetiva despesa de seguro deverá ser contabilizada como tal à razão de 1/12 ao mês, ou seja, uma parcela a cada mês.
Vale dizer: a despesa de seguro não poderá ser integralmente reconhecida no mês em que foi paga, porque ainda não ocorreu o “consumo” do seguro. Este ocorrerá com o transcurso de cada mês.
2- O Administrador da empresa Oportunidade Limitada, solicitou ao departamento de controle de custos, um relatório com todos os gastos efetuados no 2º Trimestre de 2013, mas o processo de montagem deste relatório tornou-se demorado devido a questão de que, estava faltando um registro de gasto na produção, mas de acordo com o administrador Guido Manteiga este gasto é irrelevante e irrisório se, comparado com os demais custos e despesas existentes na empresa
...