Gestão De Pessoas
Artigo: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacklindaa • 8/6/2013 • 4.710 Palavras (19 Páginas) • 514 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso dos negócios depende da qualidade do conhecimento que cada organização aplica nos seus processos corporativos. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar, distribuir e criar conhecimento é fundamental para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras. O conhecimento só não basta. É preciso que possa ser colocado em prática, pois são as ações provenientes do conhecimento que gerarão as soluções necessárias.
Essa busca pela qualidade, desencadeada pelo aumento da concorrência, requer uma descentralização necessária para dar suporte à uma estrutura organizacional completamente diferente da convencional.
Pode-se então perceber a necessidade de agilidade para adaptação às grandes mudanças que já estão acontecendo e que ainda estão por vir. É claro que ao iniciar um novo modelo de gestão, muitas empresas se veem obrigadas a readaptar toda a sua estrutura, causando, muitas vezes, conflitos internos na organização. O avanço tecnológico, por exemplo, pode exercer uma forte influência sobre os processos organizacionais e também sobre os indivíduos e suas percepções, mudando seus hábitos e condicionando suas decisões.
Então existe a necessidade de elaborar estratégias que permitam um bom relacionamento com a equipe de empregados, pois para alcançar melhores resultados com qualidade e agilidade é preciso que essa equipe esteja motivada e com total condição de atender as expectativas da empresa.
2 GESTÃO DE PESSOAS
2.1 DEFINIÇÃO
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional.
2.2 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Há alguns anos atrás poderíamos dizer que as empresas só provocavam mudanças em seus processos quando passavam por momentos de crise, perdendo dinheiro ou tornando-se obsoletas. Mas nos dias atuais todas as empresas, inclusive, as líderes no mercado precisam mudar e melhorar continuamente para manter sua competitividade.
Como o foco do processo de mudança organizacional é atingir uma forma de agir mais efetiva para a consecução dos objetivos organizacionais, busca-se então, através do processo de aprendizagem, uma maior competência das pessoas na organização. A competência, neste contexto, é definida como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à consecução de determinado propósito. Swieringa e Wierdsma (1995) defendem que o processo de aprender a aprender envolve, acima de tudo, um autoconhecimento por parte dos indivíduos de como e por que se aprende e se deseja aprender. Por outro lado, o ambiente organizacional muda radicalmente, e as pessoas devem ser educadas para perceberem que o que a empresa passa a esperar delas é diferente daquilo que elas aprenderam anteriormente como sendo a conduta valorizada. Para que a empresa possa agir com mais agilidade e competitividade, é importante que as pessoas assumam novos papéis dentro dela.
Pode-se dizer que mudança organizacional significa abandonar a maneira antiga de fazer as coisas, adotando novas práticas que proporcionem resultados melhores. Envolvem reestruturação do processo de negócio, terceirização, gestão pela qualidade total, reengenharia, Just-in-time, redução de custos, foco no cliente, envolvimento dos colaboradores, equipes auto-gerenciadas e estruturas organizacionais inovadoras. “A sobrevivência das organizações depende da sua capacidade de adaptação” (Wood Jr., 1995).
2.3 TEMPOS MODERNOS X MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
O filme Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance. Um trabalhador de uma fábrica tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada. Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver (roubar um pão para comer). Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge. Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grãfina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente. Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial. A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom e também não dá certo. Os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras.
Trazendo o conceito do filme para a área da saúde, encontraremos situações presentes em muitos hospitais, onde a assistência dada é caracterizada por especialidades, como uma linha de montagem onde cada setor é responsável por uma área do corpo e só se preocupa com suas determinadas patologias.
Isso pode parecer correto, porém, muitos profissionais se encontram num estagio de mecanização, onde é prestada a assistência
...