Gestão Desempenho
Dissertações: Gestão Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eambonner • 28/11/2013 • 4.295 Palavras (18 Páginas) • 619 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
Disciplina: Gestão de Desempenho
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
4° Semestre
INTRODUÇÃO:
Vivemos na era da globalização onde a compreensão da interação entre os modelos de gestão são de fundamental importância, na medida em que devem integrar-se para contribuir para o aperfeiçoamento da organização. O modelo de gestão deve estar sintonizado com o processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades e estruturado com base na missão da empresa, em suas crenças e valores, em sua filosofia administrativa e em um processo de planejamento estratégico, que busca, em última instância, a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. A principal contribuição de se dispor de um bom modelo de gestão, consiste na capacidade de mensurar o resultado analítico das diversas atividades e áreas organizacionais e não apenas o resultado global da empresa.
Para o sucesso de qualquer organização é fundamental a implantação de um bom sistema de gestão de desempenho, porque este será útil tanto para trazer informações indispensáveis à tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas, como para auxiliar na disseminação da cultura e das estratégias da empresa para os indivíduos, líderes e grupos que formam a organização.As organizações que estão cientes da necessidade da Gestão de Desempenho estão participando da implantação de diferentes modelos e metodologias de gestão de desempenho, alguns com foco claro na definição da remuneração fixa e variável e outros com foco maior no desenvolvimento individual dos colaboradores. No entanto, as metodologias mais modernas de gestão de desempenho têm apontado no sentido de uma abordagem mais ampla, incorporando no modelo de gestão de desempenho um alinhamento direto com as estratégias e com os valores culturais da corporação. Uma vez definidos os objetivos do modelo e suas métricas, um elemento fundamental do sistema de gestão do desempenho é a avaliação do desempenho individual, que, via de regra, envolve dois tipos de avaliação: uma a avaliação qualitativa, com foco em competências comportamentais e técnicas, e outra quantitativa, com foco em metas e objetivos individuais.
Nos modelos de Gestão de Desempenho tanto os objetivos e metas, como as competências utilizadas na avaliação, estão alinhados com os objetivos estratégicos e com os valores culturais da corporação. Se construído desta maneira, um bom sistema de gestão de desempenho torna-se uma ferramenta de grande valor estratégico, que será útil em ações de feedback, desenvolvimento individual (treinamento e desenvolvimento), promoção, sucessão e definição de remuneração fixa e variável.
DESENVOLVIMENTO – RESENHA CRÍTICA
Referência Bibliográfica:
Autora da obra: Patrícia Bispo, formada na Universidade Católica de Pernambuco.
Título: Gestão por Competências na pratica.
Imprensa: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Informe_Publicitario/3722/gestao-por-competencias-na-pratica.html
Credenciais da Autora: Jornalista responsável pelo Site.
Autores da resenha: Edson Machado e Débora Machado
O mundo em que vivemos está passando por um período de grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, que resultam na chamada globalização. É um grande desafio para as organizações desenvolver e utilizar instrumentos de gestão que possam garantir certo nível de competitividade atual e futuro. As organizações devem ter como rotina mecanismos para o diagnóstico de onde a empresa está no mercado competitivo, aonde ela quer chegar e como chegar ao objetivo ou meta durante um curto período de tempo.
No texto a autora ressalta que para algumas empresas a implantação do modelo de Gestão de Competências se faz necessário, mas infelizmente, mesmo com todas as facilidades que temos em nossos dias, no que diz respeito à tecnologia e assessoria empresarial, algumas organizações acham difícil a implantação, devido ao custo, e a adequação dos colaboradores para uma nova metodologia de avaliação do valor humano e do potencial individual de cada colaborador dentro de uma organização.
Não resta dúvida que a organização que ainda não tem um modelo de Gestão por Competências sofrerá as consequências, num futuro próximo, do não investimento em treinamento e desenvolvimento humano, pois o que move uma organização são pessoas bem treinadas, desenvolvidas e motivas para que todos possam se beneficiar do investimento da organização e do empenho individual de cada colaborador.
Ter uma Gestão por Competências na empresa é ter uma ferramenta extremamente importante na gestão de melhoria dos processos e procedimentos operacionais; buscando uma melhor lucratividade, maior produtividade, os colaboradores sentirão maior participação nos resultados gerais obtidos pela organização, e principalmente, o desenvolvimento do valor humano, com identificação da necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoas e setores da empresa, com isso a organização tem uma gestão mais eficiente, de forma a possibilitar um controle dos vários níveis da estrutura organizacional da empresa.
Nas organizações onde já está implantada a Gestão por Competências os colaboradores sentem que seu trabalho e dedicação fazem parte da ação produtiva e responsável, integralmente para o sucesso da empresa, na era da globalização, a organização precisa estar continuamente se aperfeiçoando; ela precisa estar sempre buscando inovações e acompanhando as mudanças do mercado interno e externo, para manter ou aumentar sua competitividade em relação às demais empresas, para isso necessita atuar com seu maior capital, o valor humano.
Para o crescimento continuo da organização, é preciso entender que sem investimento em Gestão por Competências e gestão de desempenho, a empresa pode sofrer grandes perdas de colaboradores para outras empresas que treinam e valorizam seus empregados, além de perder grandes negócios para a concorrência que se atualiza a cada dia, com metas e objetivos bem definidos, como por exemplo, o certificado de qualidade que muitas empresas conquistaram porque têm na organização
...