Gestão E Orçamento Empresarial
Monografias: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bentovitorio • 2/5/2014 • 4.405 Palavras (18 Páginas) • 222 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BENTO VITÓRIO DOS REIS FILHO
GESTÃO E ORÇAMENTO
CASTANHAL – PARÁ
2013
BENTO VITÓRIO DOS REIS FILHO
GESTÃO E ORÇAMENTO
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis.
Orientador: Prof.ª Andréia Cuesta Dos Santos
CASTANHAL – PARÁ
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO...................................................................................6
2.1 ORÇAMENTO GERAL 7
2.2 ORÇAMENTO FLEXIVEL 12
3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 14
3.1 AS QUESTÔES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 14
3.2 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 14
4 BALANÇO PATRIMONIAL 16
5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 18
6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 20
7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 21
8 CONCLUSÃO 22
1 INTRODUÇÃO
No mundo dos negócios, as técnicas gerenciais ficam cada vez mais complexas. Essa complexidade tem origem, em parte, na sofisticação das relações comerciais, na natureza e nas inovações que são incorporadas aos produtos e serviços, nos novos processos de manufatura e de prestação de serviços, nas exigências dos clientes e em contingências econômicas e políticas.
Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. Dessa forma o orçamento geral traça um método de projeção de acontecimentos futuros, nesse caso não se trata simplesmente de tentar adivinhar o que ira acontecer com uma determinada empresa nos próximos períodos, mais sim de uma forma técnica na projeção de um resultado esperado. Para isso, utiliza-se de dados passados para traçar uma média futura de crescimento, utilizando um sistema informatizado complexo ou ate mesmo uma simples pesquisa de mercado. Com isso atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para tomada de decisão, evita o mau uso de recursos.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.
Contudo orçamento é a expressão de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico; plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como uma de suas subdivisões.
2.1 ORÇAMENTO GERAL
a) Orçamento Operacional
Demonstra total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos seus usuários, ou seja, é a sustentação operacional da organização.
Otley (1999) afirma que afirma que a prática orçamentária tem sido tradicionalmente a sustentação da maioria dos mecanismos de controle das organizações, porque é uma das poucas técnicas capazes de integrar os processos da atividade organizacional em único sumário coerente. O orçamento é capaz de medir a performance relacionando tanto custos como medida interna quanto rendimentos da empresa como medida externa (OTLEY; POLLANEN, 2000).
Horngren, Datar e Foster (2004, p. 230) citam três principais benefícios do orçamento:
Os orçamentos compelem os gestores a pensar no futuro pela formalização de suas responsabilidades para planejar.
Os orçamentos fornecem expectativas definidas, que são a melhor estrutura para julgar o desempenho subsequente.
Os orçamentos ajudam os gestores na coordenação de seus esforços, de modo que os planos das subunidades da organização como um todo.
Sendo o orçamento operacional foco desta seção, ele compreende todas as
fases distintas da organização e tem como objetivo projetar os resultados futuros da organização.
Padozeve (2000, p. 371) argumenta que no orçamento operacional “ é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa”.
b) Orçamento de Vendas
A primeira etapa para elaboração do orçamento geral é com certeza
...