Gestão E Orçamento Empresarial
Artigo: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: capitolio • 12/5/2014 • 4.903 Palavras (20 Páginas) • 268 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ORÇAMENTO 4
2.1 ORÇAMENTO GERAL 4
2.1.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL 5
2.1.2 ORÇAMENTO DE VENDAS 5
2.1.3 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO 6
2.1.4 ORÇAMENTO DE MATÉRIA PRIMA 6
2.1.5 ORÇAMENTO DE MÃO DE OBRA INDIRETA 8
2.1.6 ORÇAMENTO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO 8
2.1.7 ORÇAMENTO DAS DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS 8
2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEl 9
2.3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 9
2.4 A QUESTÃO TRIBUTÁRIA PARA O ORÇAMENTO 9
3 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 11
4 BALANÇO PATRIMONIAL 12
5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 14
5.1 ESTRUTURA DA DRE 14
6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 18
6.1 MÉTODOS PARA ELABORAÇÃO DA DFC 21
7 . COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS. 22
8 . CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de desenvolver habilidades na elaboração de pesquisas para embasamento teórico das ferramentas financeiras e os tributos inerentes a organização, conheceremos alguns conceitos básicos utilizados na contabilidade empresarial.
No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.
O orçamento e todas as demonstrações contábeis, assim como o Balanço Patrimonial, são instrumentos de planejamento e controle que se tornam de grande relevância para as empresas, pois estabelecem com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.
Diante da competitividade do mercado é necessário que a organização planeje suas metas e objetivos a fim de obter os resultados esperados. Por esse motivo vamos abordar o orçamento como instrumento de gestão e sua relação com a contabilidade.
2 ORÇAMENTO
Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. São ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, onde permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.
O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de eficiência razoável é indeterminado e depende da interpretação da diretiva politica, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.
De forma geral, pode definir orçamento como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício. É uma expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um determinado período de uma organização.
Orçamento pode ser usado tanto no setor governamental quanto no privado, possui vários usos, geralmente ligados a área de finanças e economia. Para uma melhor compreensão e controle os orçamentos são classificados em contas que os integram para crias um sistema de informação confiável.
O orçamento é subdivido em orçamento operacional e orçamento financeiro.
O orçamento Operacional demonstra a total funcionalidade de cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou seja é a sustentação operacional da organização.
O orçamento Financeiro é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.
2.1 ORÇAMENTO GERAL
Orçamento é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido. É uma ferramenta muito útil para empresas que querem planejar e controlar e satisfazer seus clientes e terem o sucesso no mercado, possibilitando ainda vantagens como impulsionar o planejamento e implementar a estratégia planejada , proporcionar base para avaliação de desempenho, motivar os funcionários e administradores e promover a sintonia e comunicação entre subunidades da organização. É um plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício, sendo mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.
Orçamento de uma empresa é subdividido em orçamento operacional e orçamento financeiro.
2.1.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL
Orçamento Operacional é a sustentação operacional da organização onde demonstra a total funcionalidade de cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes. Nele contem a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, e estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa. O orçamento operacional remete-nos a demonstração de resultados, custos e despesas. Nele contem a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura
...