Gestão E Orçamento Empresarial
Ensaios: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lapsilva • 15/5/2014 • 3.063 Palavras (13 Páginas) • 318 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 conceito de orçamento 4
2.1 orçamento geral 5
2.2 orçamento flexível 5
2.3 pontos positivos do orçamento para a gestão 6
3 As questões tributárias para o orçamento 7
3.1ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 7
4 BALANÇO PATRIMONIAL 10
5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 11
6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXa 11
7 a comparação do orçamento com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 12
8 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda como tema gestão empresarial e orçamento, que são de muita importância para a administração empresarial.
Somados a gestão empresarial o trabalho também aborda áreas relacionadas a outras matérias do semestre e como elas se associam umas com as outras, fazendo com que o texto fique mais interessante.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
Orçamento é um planejamento que posiciona uma empresa sobre um determinado objetivo a ser alcançado e a partir de analises determina as condições empresariais presentes para projetar o futuro da empresa como um todo.
O orçamento determina uma direção e instrução para execução dos planos da empresa.
O orçamento é o pilar de sustentação de todo planejamento operacional e financeiro, pois é através deste que se pode projetar a dimensão de toda estrutura organizacional da empresa.
O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.
“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).
Os gestores possuem um comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-se no plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabam estabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa. Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados.
O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.
2.1 ORÇAMENTO GERAL
O orçamento geral aborda pontos específicos como: orçamento de vendas, orçamentos de despesas administrativas ou o orçamento de caixa. O orçamento geral permite a composição antecipada de um Balanço e um
Demonstrativo de Lucros e Perdas referente ao próximo exercício. Isso é possível através da relação quantitativa de todos os itens operacionais e financeiros da empresa. Os orçamentos gerais são formados por dois grandes grupos de orçamentos parciais: O primeiro grupo constitui o orçamento operacional que pode variar de empresa para empresa, abrangendo além das previsões de despesas e receitas das operações normais, as não vinculadas diretamente à atividade principal da empresa. Em geral, é composto dos seguintes orçamentos parciais: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de despesas de distribuição; orçamento de despesas administrativas e orçamento de outras receitas e despesas. O demonstrativo de lucros e perdas antecipado é composto pelas informações adquiridas no desenvolvimento dos orçamentos parciais. O segundo grupo constitui o orçamento financeiro, composto pelo orçamento de caixa, orçamento de acréscimo de capital e projeção das depreciações. Esses orçamentos dependem de valores definidos no orçamento de operações e, por meio dessas informações, elabora-se o
balanço antecipado.
2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL
Orçamento flexível se caracteriza por se ajustar a mudanças como o volume de vendas ou qualquer outra atividade de apontamento de custo. Neste orçamento o fator quantidade e volume variável são levados mais em consideração e são fatores determinantes do resultado.
2.3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
O orçamento possui como ponto positivo para gestão, a possibilidade de mostrar aos administradores da empresa uma estratégia a ser seguida pela empresa para se atingir um objetivo. Através do orçamento é possível planejar e colocar em pratica planos para o futuro da empresa a longo , médio ou curto prazo.
3 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO
Para elaboração de um orçamento é necessário observar algumas questões tributarias importantes , pois interferem diretamento no orçamento.
3.1ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
O planejamento fiscal consiste em uma série de atos e negócios jurídicos e administrativos realizados pelo empresário ou pela sociedade empresária visando obter economia fiscal de forma lícita. Também é conhecido como elisão fiscal, pois se trata de estratégias lícitas que objetivam evitar à realização da hipótese de incidência ou diminuir seus efeitos, eliminado, assim, a cobrança de determinado tributo, diminuindo-lhe o valor ou adiando o seu vencimento. "Trata-se, em suma, de evitar a aplicação de certa norma ou conjunto de normas através de atos ou conjuntos de atos que visem impedir a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária em certa ordem jurídica (menos favorável) ou produzam a ocorrência desse fato noutra ordem jurídica (mais favorável)" o planejamento é operacionalizado
...