Gestão Financeira
Artigo: Gestão Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdonton • 6/10/2014 • 726 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
“Gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial – unidos à contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial”.
Introdução
A análise da aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do Fluxo de Caixa frente à Demonstração do Resultado do Exercício, comparando as informações geradas por essa no que se reporta a gestão empresarial, reforça a idéia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração.
No cotidiano das empresas, a necessidade de tomada de decisões relacionadas a
investimentos é constante, o gestor deve nesta situação, definir meios para aplicar o capital disponível visando tornar a empresa melhor e mais rentável no futuro
1. Gestão financeira e orçamento empresarial
1.1 Conceito de Gestão financeira.
Gestão financeira está relacionada ao gerenciamento de uma organização e de suas áreas distintas, no que diz respeito a utilização de informações e dados relevantes financeiros, sempre tendo como objetivo a maximização, através da tomada de decisão eficaz.
Em seu sentido amplo, estão relacionadas ao total de recursos que serão utilizados nas mais diversas transações financeiras. Portanto, tudo que exigir recursos para sua conclusão terá de certo modo um envolvimento com finanças.
1.2 Gestão financeira e fluxo decaixa.
Nos tempos atuais e muito importante que se trabalhe com fluxo de caixa, pois o fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais. Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira a situação financeira da empresa. Com a nova situação econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios. Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível à boa gestão das organizações, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos seus ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.
1.3 Principais decisões de investimento.
Para minimizar os efeitos do risco e garantir uma avaliação mais real do potencial investimento, o gestor deve munir-se do maior número de informações possível acerca do projeto em que pretende investir.
Segundo Souza, et al(1997), um projeto deinvestimento pode auxiliar esta tomada de decisão, pois é um esforço para elevar o nível de informação e reduzir os riscos – o projeto é uma simulação da decisão de investir, e geralmente consegue melhorar a tomada de decisão e diminuir os níveis de incertezas do investimento.
Devemos também nos atentar as diversas propostas de investimentos as principais modalidades são: ampliação de volume de atividades, reposição, arrendamento ou aquisição, e outras.
1.4 Risco e retorno.
Risco e retorno andam sempre juntos, todo e qualquer investimento tem o seu risco e quanto maior for o investimento maior será o risco, portanto analise sempre antes de investir, essa é a realidade de qualquer mercado.
O risco pode ser definido como a possibilidade de um prejuízo financeiro.
Isto significa que um ativo
...