Gestão Financeira
Monografias: Gestão Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VanessaC10 • 31/10/2014 • 732 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
1.1 CONCEITO GESTÃO FINANCEIRA
Podemos entender que a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.
A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.
As atividades da gestão financeira são as análises, decisões e atuações relacionadas aos meios financeiros, tão necessários às atividades da empresa.
Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.
São determinadas as necessidades de recursos financeiros (planejamento de necessidades, relação e previsão de recursos, cálculo de necessidades, etc.)
O gestor aplica de forma criteriosa os recursos financeiros da empresa, atribuindo valor de prioridades e realizando uma análise financeira, verificando a viabilidade econômica e financeira dos investimentos.
1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa, essencial na gestão financeira. A gestão dos recursos financeiros representa uma das principais atividades da empresa. Dessa forma, faz-se necessário um efetivo planejamento dos montantes captados e o acompanhamento dos resultados obtidos, com o objetivo de administrar tais recursos, possibilitando uma melhor operacionalização.
Para obter-se um boa gestão financeira, é necessária a utilização de ferramentas gerenciais, como o Fluxo de Caixa, entre outros, que visam orientar e planejar os recursos disponíveis na organização a partir da criação de cenários. Tal instrumento tem a finalidade de direcionar as ações dos Coordenadores e Gerentes Financeiros na busca pelo equilíbrio das contas. A utilização do Fluxo de Caixa pode ser feita por qualquer empresa, sendo este diferenciado apenas pelas características peculiares existentes (prazos de recebimento e pagamento, sazonalidade de vendas, operações, etc). A partir da implementação do Fluxo de Caixa, como uma das ferramentas gerenciais para operacionalização da gestão financeira, será possível obter informações imprescindíveis à tomada de decisão e resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo. Entretanto, a simples formalização desse instrumento não será suficiente para a resolução dos problemas normalmente enfrentados, devendo ser de responsabilidade do administrador financeiro a elaboração e implementação de medidas para que a organização alcance as metas estabelecidas.
1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO
As decisões de Investimentos é um processo bem amplo a ser realizado pelo administrador financeiro, diz respeito à aplicação dos recursos da organização, para que possam trazer retorno.
As decisões de investimento dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para a aplicação de ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos. (HOJI, 2000, p.23).
Dentre alguns meios de investimentos segundo Lemes, Rigo e Cherobin (2005, p. 63) podemos citar:
•Aplicações financeiras de prazo médio e longo;
•Empréstimos concedidos;
•Participações em controladas e coligadas;
•Participações
...