Gestão Social
Artigo: Gestão Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fandantuca • 27/9/2014 • 2.570 Palavras (11 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ANDREA NASCIMENTO MENEZES
ITAMAR SOUSA BRÁS
GESTÃO SOCIAL
Salvador
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ANDREA NASCIMENTO MENEZES
ITAMAR SOUSA BRÁS
GESTÃO SOCIAL
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão Social do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª. Jacqueline Mary Soares de Oliveira e do (a) tutor (a) Prof.ª Aline Pedreira de Araújo.
Salvador
2014
Profissional conceituada na área social, brasileira, Mestre em Serviço Social (UCSAL -1996), Pedagoga (UNEB - 2000). Especialista em Gestão Escolar (UNIFACS - 2004), Psicologia social (CIEG-2005), Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (CAIRU -2008), Baraúna, Valdineide Resende Sa Barreto,autora do modulo do curso de Serviço Social da UNIFACS EAD e Coordenou o mesmo em 2012, atua como gestora pública e docente no curso de Serviço Social de uma Instituição de ensino superior.
Segundo a autora no caso específico do assistente social o uso dos conhecimentos administrativos é cotidiano, pois são competências do profissional de Serviço Social: elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a diversas instituições públicas e privadas; elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos da área de atuação do Serviço Social; planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais; planejar, executar e avaliar pesquisas; prestar assessoria e consultoria a órgãos diversos; prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais; planejar, organizar e administrar serviços sociais e unidades de Serviço Social (BRASIL, 1993).O processo de gerenciamento exige do profissional uma postura contínua de agente de mudança da instituição, do comportamento humano e da cultura organizacional das instituições, tornando-as mais eficientes e eficazes.
Funções da administração: Planejamento,Organização,Direção e Controle.
O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando.
A organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos, estabelecendo relações entre eles e as atribuições de cada um.As pessoas devem trabalhar com eficiência, as atividades devem ser agrupadas de forma lógica e a autoridade deve ser distribuída de maneira que seja evitado conflito.
Essa função se refere à parte mais prática da execução da ação no contexto organizacional. Com essa direção acionaremos e dinamizaremos a organização colocando em marcha a atuação de todos os recursos humanos.
Chegamos à última etapa da função da administração organizacional. O controle visa assegurar que o que foi planejado, organizado e dividido se ajuste tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos.
Conforme descrito acima fica provado que para um bom desenvolvimento do profissional no âmbito de assistência social não é necessário apenas o conhecimento da necessidade, mais e de extrema importância o conhecimento de como transformar a realidade.
Na 1 aula a autora destaca que a sociedade contemporânea não se caracteriza mais por privilegiar a ação individual e a produção industrial, mas por estar centrada na produção e desenvolvimento da informação. Essa sociedade, designada de sociedade da informação ou do conhecimento (CASTELLS, 1999), caracteriza-se pela proposta de desenvolvimento das organizações a partir da socialização do conhecimento no espaço institucional, da mudança de perspectiva tecnológica, da inserção da instituição na economia global, da ruptura com o planejamento linear, da mudança da concepção de comunicação e modelo de gerenciamento e do crescimento institucional para a auto-suficiência institucional.
Mas nem sempre foi assim, pois no início do século XX, os engenheiros Frederick Winslow Taylor (1970) e Henri Fayol (1950) desenvolveram duas teorias distintas, que, apesar de estruturadas para realidades diferenciadas, se complementaram constituindo-se as bases para a denominada Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração. O desenvolvimento dessas duas teorias decorreu das principais conseqüências geradas pela Revolução Industrial:
Crescimento acelerado e desorganizado das instituições que se caracterizou pela complexidade do modelo administrativo, exigindo a substituição da ação empirista pela ação planejada e estruturada para alcance de objetivos a médio e longo prazo;
A necessidade de elevar a eficiência e competência das organizações na perspectiva de racionalização dos recursos. A produção em massa, o aumento do número de assalariados começava a gerar um desperdício que deveria ser evitado a partir de um planejamento estratégico e divisão técnica do trabalho.
Na 2 aula para autora a estrutura da sociedade formada por instituições não é fruto de um processo remoto; pelo contrário, decorre de transformações do modelo de organização do trabalho ocorridas em meados do século XIX e efetivadas no século XX. Na sociedade contemporânea, observamos a presença de instituições denominadas organizações, formadas por recursos humanos, materiais, físicos, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc. que visam à produção de um bem ou de um serviço. As organizações se diferenciam historicamente em tempo e espaço adequando a sua cultura organizacional ao processo evolutivo da sociedade fazendo com que os processos gerenciais se modifiquem a fim de adequar-se as conjunturas política e econômica.
A administração, independente da natureza organizacional (lucrativa ou não lucrativa), é elemento inerente a todas as organizações, posto
...