Género e Masculinidade
Por: minervaowl • 31/5/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 424 Palavras (2 Páginas) • 60 Visualizações
Género,Masculinidade e poder:lançando pistas
Pela análise de situações de interação ,que criam e apresentam noções de masculinidade ,poderá entender-se a relação entre múltiplas identidades de género e poder.
Strathern QUESTIONA DE QUE FORMA AS PESSOAS SÃO ENGENDERED,i.e. constituídas com um género,através da interacção.Como a noção de diferença anatómica e fisiológica são construídas, incorporadas e transformadas através do contacto sexual,ou paternidade/maternidade.
AS PERSPECTIVAS CONSTRUCIONISTAS E AS TEORIAS DE SOCIALIZAÇÃO .AS CATEGORIAS DE GÉNERO SUPÕEM UMA DICOTOMIA INCONTORNÁVEL, ASSENTE NUMA DIFERENÇA BIOLÓGICA
PODERÁ FALAR-SE APENAS EM CULTURA, IGNORANDO OS ASPECTOS BIOLÓGICOS E EVOLUTIVOS?
PODERÃO SER ESTABELECIDAS PONTES, COM O RECURSO À ETOLOGIA OU ÀS CIÊNCIAS DA VIDA?
NÃO!I
Miguel Vale de Almeida,o género é um processo de OBJECTIFICAÇÃO das relações sociais, SIMPLISTA, localiza em homens e mulheres caracteristicas de poder e AGÊNCIA que não lhes competem –
AGENCIA -CAPACIDADE DOS INDIVIDUOS AGIREM ,INDEPENDENTEMENTE ,AFECTADA PELA ESTRUTURA COGNITIVA
OBJECTIFICAÇÃO vai ao encontro das teorias de incorporação de Merleau Ponty (NÃO HÁ OBJECTOS Á PRIORI DA SUA PERCEPÇÃO -INCORPORAÇÃO PELA PERCEPÇÃO)e Bourdieu (HABITUS :SISTEMA DE DISPOSIÇÕES, E TENDÊNCIAS QUE ORGANIZAM A FORMA COMO O INDIVIDUO PERCEBE O MUNDO SOCIAL pela prática)
TEORIA DA INCORPORAÇÃO -FORMA COMO SÃO MATERIALIZADAS AS EXPERIÊNCIAS E SITUADAS NO MUNDO ATRAVÉS DO CORPO.
Pela perspectiva de Strathern :( GENDER OF THE GIFT ,1988)
-o género é uma categoria aberta,entendido como :
“categorização de pessoas,artefactos,eventos,sequências,que agem sobre uma imagem sexual e tornam-se ideias concretas das pessoas sobre natureza das relações social”
-Foca-se na construção da diferença de género, tomando atenção a discursos sobre agência, causalidade ,pessoa e identidade.
- a masculinidade idealizada não incide apenas sobre as diferenças dos sexos:É també parte dum sistema de diferença.
-Introduz-nos a noção de dividual ,que se poderá definir em termos dos seres humanos terem fronteiras permeáveis, há um movimento constante entre vários aspectos da vida social( género incluído).
-O género sujeito a aspectos transformacionais,equacionado com impingement : O EFEITO DAS PESSOAS UMAS SOBRE AS OUTRAS.Não se associa exclusivamente com homens ou dominação social.Descreve qualquer transacção social. Nesse sentido qualquer acção é inerentemente forçada-UM ACTO DE DOMINAÇÃO.
- REPLICATION : carácter colectivo das relações entre pessoas do mesmo sexo;o sexo ausente está implicitamente presente
Conclui sobre os homens de Pardais:
-que são dividuals (não agem sempre sob a prerrogativa de serem “homens,mas sim de “trabalhador”,”amigo”,”marido”);
O impingement
...