HISTORIA DE JUNDIAI
Exames: HISTORIA DE JUNDIAI. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BELAFLOR • 8/10/2014 • 801 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
O primeiro povo a habitar jundiaí foi indigena sendo que alguns grupos viviam em clãs familiares, caracterizando-se pelo nomadismo, e outros eram sedentários, de origem tupi-guarani, que se dedicavam à produção de milho e mandioca.
Os primeiros colonizadores brancos chegaram à região em 1.615, seguindo o processo interiorização. Apesar das controvérsias dos historiadores, a versão mais aceita sobre a Fundação do município é remete à vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes que, por motivações políticas, fugiram de São Paulo e refugiaram-se nos arredores, fundando a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, que foi elevada à categoria de Vila em 14 de Dezembro de 1.655. Os novos colonizadores afugentaram os grupos indígenas, que se embrenharam na mata. A origem de Jundiaí está ligada diretamente ao movimento bandeirante, principal responsável pela ocupação da antiga Capitania de São Vicente.
O nome Jundiaí tem origem tupi e vem da palavra "jundiá", que significa "bagre" e "y" significa "rio". Alguns estudiosos também consideram o termo "yundiaí" como "alagadiços de muita folhagem e galhos secos",resumindo foi um peixe que deu origem ao nome da cidade!.
Jundiaí é um município do estado de São Paulo - Brasil. Localiza-se a 23º11'11" de latitude SUL e 46º53'03" de longitude ao oeste, a uma altitude de 761 metros. Distancia de cerca de 60 km da capital do Estado. Ocupa uma área de 431,9 km².
A população da cidade de jundiaí é de 393.920 habitantes e vem tendo um bom crescimento.
A êconomia de jundiaí está voltada as industrias de alta tecnologias estaladas na cAos poucos, tanto os imigrantes como seus descendentes foram se integrando à comunidade jundiaiense. Hoje, mais de 75% da população de Jundiaí é descendente de imigrantes italianos, que constituem uma das maiores colônias em todo o Brasil.
Na primeira metade do século 20, Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, que permanesse até hoje; pois a cidade possui um dos maiores parques industriais da América Latina.
Jundiaí destaca-se, atualmente, no desenvolvimento das áreas cultural, educacional, tecnológica e ambiental. A indústria do lazer também aquece a economia da cidade, com a instalação de parques temáticos que atraem turistas e geram emprego.
A cidade tem muitos pontos turisticos; abriga desde 1979 o Museu Ferroviário Barão de Mauá. Em seu acervo destacam-se réplicas perfeitas de locomotivas a vapor, a sala de chefia de estação completa, sala de espera para senhoras entre outros objetos, bem como móveis e ainda maquetes de ferreomodelismo.
São varíos museus situados na cidade ; EXP: Museu da Eletricidade de Jundiaí ,Museu da Música, Arte e Pesquisa.Também a na cidade vários parques como o Parque Municipal Comendador Antônio ,conhecido como o parque da uva , uns dos mais procurados é o Parque Municipal e Reserva Biológica de Corrupira.
Possui uma Área de 225 mil m2 dos quais 85 mil m2 recebem tratamento para lazer da População e o espaço restante é todo formado pela mata ativa. Em funcionamento desde 79, tornou-se um dos pontos mais procurados para lazer e recreação não só dos moradores da cidade mas também de turistas , a cidade também é conhecida por suas igrejas;
...