Haiti E A Resistencia A Ocidentalização
Dissertações: Haiti E A Resistencia A Ocidentalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vansmons • 28/9/2013 • 466 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Pesquisa de caso consiste num estudo que visa o aprofundamento em um caso particular e específico, buscando atingir o máximo entendimento sobre o assunto. Esse tipo de pesquisa não faz uma generalização do assunto, busca sempre ter como alvo um paciente, um fato histórico, etc.
A pesquisa de caso é muito usada para descrever absolutamente o assunto que esta sendo abordado. No caso do exemplo que estamos utilizando, a pesquisa foi feita sobre a ocidentalização do povo haitiano.
O artigo em questão buscou compreender o fato e esclarecer as questões que o cercava. Questões como a resistência a ocidentalização que foi frequente na classe popular do Haiti, que por muitas vezes foi forçada a abrir mão de sua cultura e seguir padrões ocidentais. Nesse artigo, o autor aprofundou-se na busca em entender melhor o que causou essa resistência por parte dos haitianos a ocidentalização, houve uma vasta lista de referências bibliográficas, como é possível ver ao final do artigo.
Também ressaltado o terremoto que ocorreu no país no ano de 2010, que agravou ainda mais a situação do país mais pobre das Américas e que possui o pior índice de desenvolvimento humano do mundo.
As organizações internacionais e Ong’s de ajuda humanitária é um dos assuntos abordados no artigo, nele é possível obter informações de como essa ajuda não colaborou para a reestruturação do país. Após quase três anos, o país continua arruinado e mais de um milhão de pessoas continuam sem moradia.
A MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti) e seus líderes temiam a reação dos haitianos com a destruição que o terremoto causou e se isolavam em hotéis e utilizavam de transportes totalmente fechados, porém os haitianos não se revoltavam com essa situação e se diziam mais fortes e que estavam acostumados com a ausência de ajuda.
A ONU deve oferecer ajuda para que os haitianos consigam se reerguer e não para introduzir padrões criados pela elite haitiana que é manipulada por externos, e não para introduzir elementos desejados pela elite do país, movida por pressões externas.
A instabilidade do país foi causada pelas potências estrangeiras desde seu surgimento. O Haiti deve ter o direito de buscar a sua modernização sem usar modelos ocidentais para isso.
Portanto, é possível perceber que o principal objetivo da pesquisa de caso que tem como tema a Ocidentalização do povo haitiano, foi encontrar o grande motivo que causou a introdução dos métodos ocidentais no país.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/texto%201b%20-%20TIPOS%20DE%20PESQUISA.pdf
• O HAITI E A RESISTÊNCIA À OCIDENTALIZAÇÃO
ARAÚJO, ADRIANO ALVES DE AQUINO (1); OLIVEIRA, ADRIANA CAPUANO DE (2)
1. UFABC. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
Av. dos Estados, n. 5001 – Bangu – Cep:09210170 - Santo André, SP
adriano.daquino@hotmail.com
2. UFABC. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências
...