Historia Do Sertanejo
Artigo: Historia Do Sertanejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiovst • 9/10/2013 • 695 Palavras (3 Páginas) • 876 Visualizações
A História do Sertanejo
No Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira" e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música country norte-americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravaçã
A origem do sertanejo
Nos fins dos anos 50 e início dos anos 60 a original música sertaneja se distancia das suas origens rurais de onde surgiu por volta de 1929. Viria então a influência estrangeira como a guarânia paraguaia e o bolero mexicano que agradavam mais do que a nossa moda de viola, A partir dos anos 70 a música sertaneja já com o bolero mexicano e a guarânia paraguaia inseridas em seu contexto, passaria por transformações bastante significativas. A dupla Leo Canhoto & Robertinho substituíram a tradicional viola e o berrante pela guitarra elétrica e outros instrumentos da sofisticada tecnologia do som eletrônico .
Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público extremamente rural do Brasil.
O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição. Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população.
A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990.
Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil. Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.
Características dos fãs
Entre os estilos mais fortes, está o sertanejo, que surgiu em pequenas cidades do interior e hoje estão presentes em todo o país. O estilo dos fãs é calças jeans, mas o que mais se identifica com esse estilo é a calça mais justa. Depois do jeans escolhido, o segundo passo é a parte de cima. A peça mais tradicional é a camisa, que também pode ser usada por homens e mulheres. No caso dos homens é a camisa por dentro da calça, e quase sempre em tom xadrez. Já no caso das mulheres, pode-se usar uma camiseta, amarrando na cintura para deixar uma aparência mais feminina.
Depois das duas peças principais,
...