TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico Do Bairro Jardim Atlântico Rondonópolis

Pesquisas Acadêmicas: Histórico Do Bairro Jardim Atlântico Rondonópolis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no intuito de avaliar a capacidade dos Órgãos públicos na prestação de serviços públicos à sociedade, mais especificadamente aos cidadãos residentes no bairro Jardim Atlântico, localizado no município de Rondonópolis - MT.

Inicialmente, foi analisado o processo de crescimento populacional do município e as implicações decorrentes deste processo, tendo em vista o surgimento de novas demandas da sociedade quanto à prestação de serviços públicos.

Neste proposito, buscou-se junto à comunidade supramencionada levantar informações acerca dos problemas vivenciados em relação à prestação dos serviços públicos, bem como verificar a opinião destes acerca da gestão das políticas públicas ofertadas à comunidade local.

Breve histórico do processo de Ocupação do Município de Rondonópolis/MT

A ocupação do município de Rondonópolis ocorreu de forma dinâmica e foi marcado por intensos fluxos migratórios.

No final do século XIX, o município de Rondonópolis era ocupado principalmente pelos índios Bororos, pelo destacamento militar em Ponte de Pedra e pelas comitivas de aventureiros em busca dos minérios de ouro e pedras preciosas. As expedições da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas (1907/1909), comandadas por Cândido Rondon, também contribuíram com o processo de povoamento tendo em vista que o traçado da linha telegráfica visava interligar o estado de Mato Grosso e Amazonas ao resto do país.

De acordo com Negri (2008, p. 37) o “local denominado de Rio Vermelho (ou Poguba na língua indígena) [...] se constituía apenas num local de passagem de militares e garimpeiros”.

O povoado Rio Vermelho Vivo teve sua existência oficializada no ano de 1915, por meio do Decreto Lei nº 395 promulgado pelo então Presidente de Estado do Mato Grosso, Joaquim da Costa Marques. Posteriormente, foi regulamentada pela Lei Municipal 2.777, de 22 de outubro de 1997 (TESORO, 1993). A emancipação política de Rondonópolis aconteceu somente em 10 de dezembro de 1953.

A partir do ano de 1947, Rondonópolis foi inserido no contexto capitalista de produção como fronteira agrícola mato-grossense, sendo este resultado da política do sistema de colônias implantado pelo Governo do estado, que culminou na retomada do processo de crescimento do município após breve período de estagnação.

Nas décadas de 50, 60, 70 e 80, o município de Rondonópolis foi marcado pelo crescimento econômico, expansão capitalista, modernização do campo e, na década de 90, torna-se pólo econômico da região e classificado como segundo município do estado em importância econômica e demográfica. Além disso, foi projetado como “A Capital Nacional do Agronegócio”, ao mesmo tempo em que cresce o setor agroindustrial (TESORO, 1993).

Em todo o seu contexto histórico, o povoamento do município de Rondonópolis foi marcado por intensos focos de migração de famílias procedentes de diversos estados brasileiros, contribuindo significativamente com crescimento populacional do município. Este processo trouxe impactos importantes em sua estrutura, dentre os quais podemos mencionar a criação de novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com