Humilhação social
Trabalho acadêmico: Humilhação social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelfont • 3/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 191 Visualizações
POLO DE SANTO ÂNGELO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
III SEMESTRE
PSICOLOGIA SOCIAL I
ELIZÁ DA FONTOURA RA 434098
GISELI VIANNA MACHADO RA 408549
RAQUEL DA FONTOURA RA 434103
SABRINA DA S. RIBEIRO ADRZEJEWSKI – RA 7933686241
SOLANGE NOTHEN RA 430549
Tutora Presencial: Juliana Baugarten Kochem
Professora: Helenrose A da S Pedroso Coelho
SANTO ÂNGELO, 26 DE ABRIL 2014.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma fundamentação teórica - pratica sobre os conceitos de humilhação social, invisibilidade pública, abordando o sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos, especialmente aqueles que desenvolvem atividades consideradas desqualificadas.
Paratanto, este texto fundamenta-se em relatos acadêmicos e profissionais, que apontam o fato de que a falta de percepção e preconceito levam as pessoas, no que diz respeito a trabalhos manuais, especializados ou não, a não terem o devido reconhecimento dos mesmos. Embora sendo fundamentais e imprescindíveis, são por muitos considerados secundários e que, por serem repetitivos, seriam destituídos de criatividade.
O humilhado(a) passa por situações de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele(a) mesmo(a), em seu corpo e gesto, em sua imaginação e em sua voz e também reconhecível em seu mundo, no seu trabalho e em seu bairro em sua vida no geral.
Humilhacao Social
A humilhação social é um problema de ordem psicológica e politica é uma via de mao dupla no que tange as humilhações sofridas pelos indivíduos numa sociedade politicamente organizada. Isso refere-se ao sujeito enquanto detentor de direito e obrigações e que vive numa sociedade monopolizada pelo capitalismo , dinheiro consumo e lucro são as diretrises que norteiam a vida social .
O ter passa a ser a premicia mais importante e quem não se encaixa nesse padrão , passa a ser taxado de inferior ,o que por conseguinte,traz a bailão assunto humilhação social.
Tal humilhação coloca o individuo em desvantagem aos demais, atingindo não apenas sua vida social como também sua vida intima.A pessoa sente-se abalada psicologicamente e excluída, o que enseja vários problemas de ordem psicossocial .
Uma pessoa pode ser vitima de humilhação social de inúmeras maneiras,como por exemplo as pessoas ditas maltrapilhas ou que não tenham teto para morar ou outro exemplo forte de humilhação social é oque sofre o cidadão na fila do sus, entre outras tantas .
Pessoas que vivem as margens da sociedade,que são tratadas como “párias”, são detentoras de direitos assim como as pessoas de classes de mais abastadas. E são humilhadas pelo sistema que diferencia os iguais em razão da classe social em que que se inseri .
Seja pobre ou rico, negro ou branco, sem escolaridade ou intelectual , são pessoas , cidadoes dotados de cidadania e que merecem respeito.
Os rótulos que são atribuídos as pessoas não passam de ilusão ultilizados pela ditadura do poder ,para humilhar e marginalizar quem não esta dentro dos parâmetros estabelecidos por uma sociedade moralista , com valores deturpados e preconceituosos .
Oque realmente deveria ser levado em consideração é a essência das pessoas , ou seja ,uma sociedade mais humanizada que primasse sempre pelo lado humano ,deixando de lado o giro do capital ,o consumo e o lucro.
É preciso enganjar-se na defesa dos direitos destes que são humilhados moral, social e psicologicamente, na tentativa de erradicar com as desigualdades existentes .
Tantos são os profissionais que podem atuar,estando entre eles,os / assistentes sociais ,que são profissionais com aptidão no que tange a igualdade de direitos e a implementação de politicas publicas ,na tentativa de amainar as humilhações daqueles que sofrem e são excluídos , jamais esquecendo de primar por um dos princípios basilares de justiça , qual seja a dignidade da pessoa humana
A Desigualdade e A Invisibilidade Social Na Formação da Sociedade Brasileira.
O artigo em questão trata da desigualdade e invisibilidade social, que existe no Brasil, mas que isso ocorre não é de hoje esta desigualdade vem acontecendo ao longo do tempo em nossa sociedade.
Em uma sociedade capitalista como a que vivemos, onde o ser humano é valorizado pelo o que ele tem, e por mais oportunidade de ensino de qualidade, percebemos que há uma desigualdade social gritante em nosso meio. Hoje existem oportunidades para os que tem menos recursos chegarem as universidades mas muitas vezes estas classes não chegam, pois não tiveram acesso a um ensino de qualidade que lhe permitiam ingressos destas instituições de ensino, e com isso acabam ficando no meio do caminho desistindo de seus sonhos e projetos.
E ocorre que estas mesmas vagas vão para aqueles que têm condições para estudar e se preparar para ter acesso a estas instituições.
A educação nos leva a sermos cidadão mais consciente e preparado para lidar com a desigualdade e a invisibilidade social. Precisar respeitar e compreende-nos que nem todos podem ser médicos, para isso é necessário que compreendam que vivemos em uma cadeira e que todos dependem, uns do outros, mas para isso ocorrer temos que aprender a importância que cada um tem nesta cadeira e nos valorizamos como parte da mesma: “Ex: Se não tivéssemos o eletricista quem iria concertar a tomada, se não tivéssemos o lixeiro para recolher o lixo – a cidade ficaria suja, mal cheirosa. etc.
Vimos ao longo da história que desigualdade e a invisibilidade vêm com uma tradição e nos acompanha até os dias de hoje.
Devemos mudar esta tradição é isso pode ocorrer a partir de nossos lares devemos ensinar os nossos filhos, netos, que todos têm valor e somos importantes, independente de que somos, pois precisamos uns dos outros.
O ser humano tem a capacidade de aprender fácil, e que nunca é tarde para isso, dependente de querer de cada um. Nos dias atuais
...