IDEIA DE CULTURA
Por: camilarosa31 • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
IDEIA DE CULTURA - CONCEITO E EXEMPLOS
A ideia de cultura é definida em ciências sociais como conjunto de ideias, comportamento, simbolos e práticas sociais, o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo ser humano não somente em familia, como também por fazer parte de uma sociedade.
A cultura sempre está em desenvolvimento pois com passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar, e tudo isso é passado de geração para geração, perdendo e ganhando aspectos para melhoria da cultura para novas gerações.
Cada cultura difere de um país para outro, por exemplo o Brasil é um país marcado pela disposição e alegria, como na musica no qual temos o samba, As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
- No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, reisado, frevo, e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
- O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva. Na culinaria estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão e vinho.
CULTURA NO JAPÃO:
- Um aspecto muito tradicional da cultura Japonesa é a cerimônia do chá.
- Uma das bebidas tracionais do Japão é o saquê.
- O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa, muito usada em ocasiões especiais.
- Antes de entrar em casa os japoneses tiram seus calçados, e dentro de casa usam um chinelo especial chamado suripa.
- No Japão existem muitos banhos públicos.
Cultura na Antropologia
A cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Este tipo de cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma comunidade, saber obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana.
Estas manifestações constituem aquilo que é denominado como a sua “alma cultural”, os ideais estéticos e diferentes formas de apresentação.
...