INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
Por: Nicole Duarte • 16/11/2018 • Projeto de pesquisa • 312 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
Pesquisa Qualitativa
Nicole de Aguiar Duarte - 00275157
- Tema
O impacto pessoal da erotização do corpo feminino no período da infância e pré-adolescência na autoestima de mulheres adultas.
- Objeto
Mulheres adultas, entre 20 e 40 anos, de qualquer etnia e classe social, residentes da cidade de Porto alegre e região metropolitana. Investigação sobre a infância e pré-adolescência delas (até os 12 anos) e como seus corpos foram subjugados ou não à erotização por parte midiática e de seu círculo familiar e de amigos.
- Justificativa
Os debates recentes feministas trazem a tona uma questão delicada: como a sociedade age como mecanismo de opressão às mulheres quando erotiza seus corpos jovens – por exemplo, não é raro ver uma garotinha ser repreendida por não estar usando a parte de cima do biquíni na praia ou piscina, mesmo que a intenção de se portar como sensual seja nula; ou não deixar uma garotinha sentar com as pernas mais afastadas quando está de saia. Simples ações inocentes começam a ser totalmente ressignificados, e a tomada de consciência disso é recente.
Cada vez mais se observa atrizes jovens na televisão com muita maquiagem ou uso de roupas curtas propositais para chamar atenção de adultos – a erotização sofreu uma grande explicitação, e meninas estão cada vez mais usando essas imagens como espelhos, buscando reproduzir a erotização do corpo semelhante ao seu. É importante, então, investigar o impacto desse tipo de acontecimento em mulheres que já passaram por isso e estão vendo jovem passarem por isso, analisando como isso influenciou seus comportamentos durante o seu crescimento e a sua autoestima atualmente; traçando um panorama das consequências dessa naturalização.
...