INVESTIGAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL
Projeto de pesquisa: INVESTIGAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingrid.mmss • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
INGRID MENDES RODRIGUES
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
(Atividade Práticas Supervisionadas – ATPS)
TAGUATINGA - DF
2014
INGRID MENDES RODRIGUES
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
(Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS)
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Pesquisa em Serviço Social
ORIENTADOR: JÔSI DA COSTA GREFFE
TAGUATINGA – DF
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .03
PROBLEMÁTICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 05
OBJETIVO GERAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .06
OBJETIVOS ESPECÍFICOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06
REFERÊNCIAL TEÓRICO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07
CRONOGRAMA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
REFERÊNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
INTRODUÇÃO
A relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social
A pesquisa social e de grande valia para o universo do serviço social pois o profissional adquire um aprendizado de extrema importância para seu desenvolvimento intelectual e profissional, disposto a atender todas as necessidade presentes no nosso cotidiano. Antigamente o profissional de serviço social era filantrópico voltado para intermediar conflitos entre a população, burguesia e a igreja. É na contemporaneidade somos garantidores de direitos, direcionamos a população a seus direitos garantidos perante a lei.
Assim o assistente social deve aprimorar seus conhecimentos teóricos e metodológicos diariamente para assim atuar com competência e seriedade em qualquer campo de atuação.
A pesquisa social tem um grande papel para o desenvolvimento e crescimento no campo do serviço social pois possibilita o aprendizado em várias áreas tanto no meio teórico como no meio metodológico e assim construir novos conhecimentos.
Como fator principal tem a formulação de novos aprendizados trazendo benefícios para quem desenvolve e quem utiliza, descobrindo sempre respostas para novos problemas. O objetivo da pesquisa e o aperfeiçoamento e desenvolvimento da ciência, com isso uma nova construção de novas teorias.
Aprendemos que em todas as profissões vamos utilizar a pesquisa como um principal fundamento, principalmente para o campo de serviço social, pois possibilita o assistente social fazer várias pesquisas para o desenvolvimento de uma certa comunidade, pois podemos definir pesquisa como sendo um meio para delimitar várias questões existentes.
As finalidades da pesquisa social são baseadas e classificadas em pesquisa pura e aplicada. A pesquisa pura e aplicada na característica fundamental direta sem preocupações e consequências práticas, já a pesquisa aplicada e o complemento da pura pois e ela que induz a utilização das consequências práticas do conhecimento.
Nós como futuros assistentes sociais vamos utilizar muito a pesquisa aplicada pois é com ela que vamos colocar em prática todos os conhecimentos que aprendemos na sala de aula.
Um outro ponto muito interessante e que a pesquisa social tem a classificação que se destaca em três níveis a descrição, classificação e explicação. A pesquisa de descrição tem o objetivo de descrever as características da população
...