ISO 26000
Exames: ISO 26000. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 241528 • 11/10/2013 • 2.268 Palavras (10 Páginas) • 431 Visualizações
ISO 26000
SUMÁRIO
Conteúdo
RESUMO 5
INTRODUÇÃO 7
Processo de elaboração 7
Os stakeholders 8
Dificuldades 9
ESTRUTURA E VISAO GERAL DA NORMA 10
Regulamentação e países participantes 11
Responsabilidade Social pela organização 11
Identificação das partes interessadas 11
Temas apresentados pela norma 12
Sintese dos principais principios de responsabilidade social 12
Envolvimento da Comunidade e Desenvolvimento Social 13
Anexos 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
QUESTÕES..................................................................................................................................18
RESUMO
A ISO 26000-Diretrizes para responsabilidade social- surge para ser a primeira norma Internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Ela começou a ser desenvolvida em 2005 e após cinco anos de intenso trabalho, que envolveu cerca de 450 especialistas de 99 países, a Norma Internacional de Responsabilidade Social, ISO 26000 foi publicada no dia 1º de novembro de 2010.
Em 2001, a ISO, Organização Internacional de Normalização, convidou o seu Comitê de Política do Consumidor – COPOLCO, a analisar a viabilidade e o interesse de uma norma internacional no tema. O COPOLCO foi absolutamente favorável à elaboração de uma norma internacional sobre o assunto, a fim de atender a uma demanda clara e urgente das organizações, dos consumidores e da sociedade como um todo. O COPOLCO recomendou que se estabelecesse um grupo para o aprofundamento no assunto e o estudo do estado da arte da Responsabilidade Social no mundo. Em 2002, a ISO constituiu um grupo estratégico para essa finalidade que, em 2004, por meio de um relatório técnico, recomendou que a ISO desenvolvesse uma norma internacional.
Em junho de 2004, a ISO realizou em Estocolmo, na Suécia, uma conferência na qual se decidiu pela elaboração da norma. Em decisão histórica, o Brasil e a Suécia, por meio de seus organismos de Normalização, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Sueco de Normalização (SIS), foram eleitos para presidir o grupo de trabalho encarregado de elaborar a Norma Internacional de Responsabilidade Social.
O documento tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.
Palavras-chave: ISO26000; Padronização; Sustentabilidade.
INTRODUÇÃO
Faltava um instrumento oficial capaz de integrar a forma como as organizações lidam com o mundo à sua volta. Essa é a grande importância da ISO 26000, que apesar de reconhecer que já existem muitas respostas para tais demandas, entende, ao mesmo tempo, que há a necessidade de estruturá-las. Vivemos em um tempo de crise nos setores econômico, ambiental e social em todo o mundo. Empresas e associações de todos os segmentos pecam pela ausência de ética, ao desconsiderarem seus públicos e até mesmo os próprios funcionários. Soma-se aí o fato de que o conceito de sustentabilidade empresarial ainda é novo, o que provoca ruídos na comunicação das empresas em relação ao tema. Todos esses fatores favorecem a consolidação da ISO 26000 como mecanismo internacional.
A ISO 26000 fornece orientação sobre os princípios de responsabilidade social e seus temas centrais, apresentando formas de integrar um comportamento socialmente responsável com as estratégias organizacionais, sistemas, práticas e processos. Destina-se a ser aplicável a todos os tipos de organizações que operam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, e não pretende ser uma norma para um sistema de gestão e não será objeto de certificação.
(ISO, 2009).
PROCESSO DE ELABORAÇÃO
Os especialistas e observadores participaram do processo de construção da ISO 26000 de duas formas: por meio de delegações nacionais ou das chamadas organizações D-liaison. As delegações nacionais foram compostas pelas seguintes categorias ou partes interessadas (stakeholders) da sociedade:
• Trabalhadores;
• Consumidores;
• Indústria;
• Governo;
• Organizações não-governamentais;
• Serviço, suporte e outros.
O ISO/TMB WG realizou oito reuniões que definiram as principais resoluções a respeito da ISO 26000.
No Brasil a delegação brasileira, ao longo desses cinco anos de trabalho, passou por algumas alterações, mas sua configuração final teve a seguinte representação:
• IDEC (especialista) - Consumidor
• Inmetro (especialista) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT (observador) - Governo
• Petrobras (especialista) e Furnas (observador) - Indústria
• GAO Grupo de Articulação de ONG's (especialista) e Sistema de Apoio Institucional - SIAI (observador) - ONG’s
•
...