Impactos Da Arquitetura E Urbanismo No Social - PAC
Ensaios: Impactos Da Arquitetura E Urbanismo No Social - PAC. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kage • 8/4/2014 • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 557 Visualizações
FACULDADE ANHAGUERA - NITERÓI
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
RICARDO JOSÉ DE A. PORTELA RA: 4997011921
RENAN RIBEIRO PAIVA RA: 6814001364
LOSILENE CUNHA RA: 6656403879
MATHEUS GABINA RA: 6658394338
GUILHERME GOMES RA: 6248215946
PAC - MANGUINHOS
IMPACTOS SOCIAIS
NITERÓI
DEZEMBRO DE 2013
PAC COMUNIDADE COMPLEXO DE MANGUINHOS
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido em parceria com o Governo Federal, integra o Plano Estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Iniciado em 2008, o Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Obras (Seobras). Segundo o Boletim de Transparência Fiscal, documento da Secretaria de Estado de Fazenda, o total de investimentos do PAC, entre 2008 e 2010, é da ordem de R$ 3,1 bilhões. Parte desse valor é repassada pelo Governo Federal e parte é contrapartida do Governo Estadual.
Antes o complexo de Manguinhos era visto com uma comunidade completamente insalubre com condições sanitárias e sociais precárias e o PAC chegou para sanar estes problema e dar mais qualidade de vida aos seus moradores.
Canal do Cunha
Quadra 29
Entre as obras já entregues do PAC Complexo de Manguinhos está o Centro Cívico, inaugurado em dezembro de 2009. Trata-se de uma grande praça de 35,5 mil metros quadrados, onde foram feitas obras de urbanização de jardins e gramados, calçadas, passeio público, drenagem pluvial, abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação e iluminação. O Centro Cívico congrega os oito novos espaços comunitários, que são:
• Parque Aquático/Ginásio – inaugurados no dia 29 de maio de 2009. O Parque Aquático apresenta uma piscina semiolímpica, uma piscina infantil e uma arquibancada coberta. Já o Ginásio possui uma quadra poli-esportiva, vestiários, banheiros e parte administrativa.
• Biblioteca Parque – inaugurada em 22 de dezembro de 2009, é administrada pela Secretaria de Cultura. As salas são informatizadas e climatizadas, onde serão realizadas atividades para o público infantil, adolescente e adulto.
• Centro de Referência da Juventude – Entregue à Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos, possui cursos para os jovens da comunidade, como curso de fotografia, gastronomia, modelo etc.
• Centro de Apoio Jurídico – Inaugurado em 22 de dezembro de 2009.
• Centro de Geração de Renda – Espaço destinado à FAETEC.
• UPA – em funcionamento, administrada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
• Escola de Ensino Médio – O Colégio Estadual Luis Carlos da Vila é uma construção já existente com dois pavimentos, que foi reformada, mais um prédio anexo de 2 pavimentos com salas de aula, laboratório e biblioteca, totalizando 5.215m². A Escola hoje atende 1.500 alunos, em três turnos.
• Casa da Mulher – Em funcionamento, administrada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh).
Impactos Sociais
As intervenções já estão concluídas em sua grande maioria, mas a forma adotada no deslocamento humano vem criando impactos sociais muitas vezes irreparáveis, como cita o morador Gilson Alves; "Não se pode avaliar as casas das pessoas mensurando apenas a medida das construções, benfeitorias etc. É necessário também utilizar o critério humano, levando em consideração os impactos sociais que o deslocamento (contra a vontade) causa na vida das pessoas. O que a Prefeitura pretende é nos desterritorializar, acabar com nossas referências, da mesma forma que quase fez no passado... se faz no presente, quando se trata de populações pobres.... O PAC tem que nos trazer soluções e não nos criar problemas"
Casas marcadas para demolição
Outra questão é o atraso na construção dos apartamento do pac, para onde estas famílias que tiveram suas casas demolidas seriam remanejadas. como narra Valdecir Junior; ” E aí eles ficam falando tanto de invasão ou de habitação irregular: “Ah, tá! Toda hora se criando favela”. Claro que se cria favela! Claro que se cria favela! Se removeu, faz um negócio sério, remove, bota num conjunto, dá dignidade à pessoa, e ocupa aquele espaço. Ocupa já, cria uma praça, um centro esportivo, um hospital, sei lá, façam o que tem que ser feito, os governantes que façam o seu trabalho e de maneira digna e decente. Mas não, remove hoje, fica, fica, fica e aí o pessoal bota de novo."
Outro exemplo das incertezas quanto aos projetos – e, ao mesmo tempo,
...