Importância Da Escola Na Sociedade
Artigo: Importância Da Escola Na Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: odaque • 25/9/2013 • 1.842 Palavras (8 Páginas) • 5.001 Visualizações
Importância da Escola na Sociedade
O presente trabalho é fruto de uma reflexão a cerca da relação entre educação e sociedade. Pois, a criança desde o momento em que entra na escola recebe uma série de influências de várias culturas À medida que vai crescendo, aumentam as influências que recebe desse mesmo grupo, de modo que adquire novos hábitos e costumes e integra-se de forma cada vez mais completa como membro dessa sociedade. Por isso a escola tem de ser um lugar de criação, de produção do saber, pois, como outras instituições, não servem apenas para reproduzir uma história linear, pelo contrário, o mínimo que se exige do espaço escolar é que ele possa ser um momento de pensar a história da humanidade levando em consideração a ação das continuidades e mudanças do tempo, podendo dessa maneira, possibilitar aos homens e mulheres, perceber- se como indivíduos produtores de história, para tanto o professor Podemos dizer que é na escola que os alunos apreendem a se tornarem membros da sociedade, sendo que é dentro dela que eles passam grande parte de suas vidas, socializando-se com outros indivíduos. É através dela que o sujeito aprende a ser crítico, participativo na vida em sociedade. Além disso, o professor tem a função de orientar o aluno a ser um agente social, consciente e atento à todas as decisões políticas, sempre buscando informações do que acontece. Com isso, os alunos estarão conscientes dos seus deveres como cidadãos, sabendo se defenderem do abuso de poderes, não só como a política partidária, mas como a política em geral. Por isso, os professores precisam ter um cuidado de ensinar os conteúdos da ética e moral, os significados dos conteúdos como principalmente levá-los realizar na prática, não adianta saber o que é democracia, sem praticá-la. Assim a tarefa do professor torna-se mais exigente e mais comprometida com o processo de construção da prática, pois, o contexto social em que vivemos, do anunciar o fim das certezas, cria condições favoráveis a essas mudanças; o docente que se define e exprime nestes termos, procura responder aos desafios de encontrar formas de ações que sejam expressão de aspirações verdadeiramente educativas. Além disso, o papel do educador neste contexto histórico representado pelas incertezas não é apropriadamente de promover e desenvolver uma ação com sentido moral, e de levar a cabo uma ação com significado sócio e político.
A escola por sua vez, e uma instituição responsável pela socialização desses saberes constituído pela humanidade, tendo a tarefa de propiciar a cada uma o acesso do saber elaborado e as formas com que se atingiu esse saber. Na modernidade, a escola se tornou a representante da transmissão da ciência, dos seus valores, e de sua metodologia. Assim, passou a organizar os conhecimentos de acordo com o veredicto cientifico, definindo o que deveria ser ou não ser ensinado. Integrada a um modelo público, passou a expandir determinados típicos de ideários e concepções de homem, variáveis conforme a relação tempo-espaço.
Vale lembrar que para existir escola não basta existência do saber sistematizado, é necessário viabilizar as condições de sua transmissão e assimilação Isso implica dosá-lo e seqüenciá-lo de modo que a criança passe gradativamente do seu não domínio ao seu domínio. Segundo Vigotsky, afirma que o ato educativo tem suas limitações. Isso se deve ao fato de que, para aprender algo, deve-se levar em conta a especificidade do humano que não apenas aprende pela palavra, como também relaciona à palavra as experiências nela vivida até aquele momento. Essa função de organizadora do mundo é o traço fundamental da linguagem, que passou a estar na atualidade de certa forma, reduzida à palavra
Pode-se entender, portanto a importância da escola como organizadora desse processo de aprendizagem. Assim, ocorre na escola à passagem de um aluno que vivencia as suas experiências de forma imediata para aquele que enxerga, além do meio em que se encontra experiência mediada, potencializado a reconstrução da cultura humana. Formar o cidadão é dar orientações básicas de respeito e de condição social. A condição social é que faz, o cidadão. É conscientizar e para isso é fundamental a escrita, a leitura, a compreensão, do mundo, através da educação. O aluno vai saber conhecer os seus direitos, as suas obrigações e saber respeitar o próximo.
Além do mais, existem atividades a serem desenvolvidas no âmbito escolar, como atividades extra-classe levando aos alunos a refletirem sobre o meio ambiente. mostrando a eles a importância da sustentabilidade.Outra atividade importante são as rodas de conversa onde todos os alunos participam dando a sua opinião, isso ajuda o aluno a ser um ser social, participativo e critico e isso contribui para o aprendizado do aluno.
Diante do que foi mencionado, é notório que a educação visa a aprendizagem do aluno, tornando-o consciente, crítico, participativo na vida em sociedade. Por esta razão, a educação escolar é considerada a base para a construção da cidadania.
REFERÊNCIAS:
BATTINI, Okçana; Ferreira, Adriana. Cultura e Sociedade. Pedagogia-módulo1.Londrina:Unopar, 2011
SILVA, Rafael. Desenvolvimento e Comportamento Humano.Pedagogia-módulo1.Londrina: Unopar, 2011
JESUS, Adriana Regina de. Processo Educativo no Contexto Histórico. Pedagogia-módulo1.Londrina: Unopar, 2011
FERREIRA, João.Teoria Geral do Conhecimento. Pedagogia-módulo1.Londrina: Unopar, 2011
Importância da Escola na Sociedade
O presente trabalho é fruto de uma reflexão a cerca da relação entre educação e sociedade. Pois, a criança desde o momento em que entra na escola recebe uma série de influências de várias culturas À medida que vai crescendo, aumentam as influências que recebe desse mesmo grupo, de modo que adquire novos hábitos e costumes e integra-se de forma cada vez mais completa como membro dessa sociedade. Por isso a escola tem de ser um lugar de criação, de produção do saber, pois, como outras instituições, não servem apenas
...