Importância Do Projeto Político Pedagógico Para A Escola
Ensaios: Importância Do Projeto Político Pedagógico Para A Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardo_ramos • 5/11/2014 • 2.589 Palavras (11 Páginas) • 713 Visualizações
1 INTRODUÇÃO:.........................................................................................................................
2 Apresentação da Importância do Projeto Político Pedagógico para a escola........................... 2.1 Imagens e o significado da palavra Projeto Político Pedagógico..............................................3 CONCLUSÃO:............................................................................................................................
4 REFEREÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:.......................................................................................
1 INTRODUÇÃO:
A sociedade contemporânea necessita, de todas as instancias que a compõe, de ação, criatividade, parcerias, produção, empreendedorismo, competências e qualidade, visando às necessidades sociais vigentes. Por esse prisma, a escola, enquanto instituição social ativa no processo deconstrução de caracteres e de formação cidadã, deve promover, mediar e despertar o aluno para que o mesmo tenha acesso a conhecimentos diversos a fim de produzir ou aprimorar saberes ativos, crítico-social e inter-relacional. Para isso, é primordial viabilizar uma prática coerente com a função social que a escola desempenha atualmente.
Para se atingir tal objetivo, a escola necessita de instrumentos que a auxiliem nessa meta. Dentre esses vários instrumentos, as instituições escolares têm o Plano Político Pedagógico (PPP), uma proposta de ação educacional coletiva, pensada, refletida, discutida e elaborada mediante a interação de toda a comunidade escolar, tendo como foco principal, a busca por uma escola mais competente, mais humana e cooperativa.
Este trabalho é um texto interpretativo sobre a importância do Projeto Político Pedagógico para a Organização Escolar. Foram feitas questões referentes à elaboração do PPP para buscar compreender o seu significado, sua importância para a escola e, ao mesmo tempo, refletir sobre pressupostos que devem orientar uma proposta Pedagógica, os quais são eles: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; valorização da classe docente; e qualidade de serviços oferecidos na educação.
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade; o próprio projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada às necessidades e aos desejos da comunidade, que também participa ativamente de sua confecção e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidadeescolar.
2 A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96), em seu art. 15, concedeu à escola autonomia progressiva de modo que assegurou às instituições de ensino a responsabilidade da construção e execução de seu próprio plano de trabalho, traçando metas e definindo os seus objetivos e planejando suas atividades conforme os anseios e necessidades da comunidade escolar em que atua. Esse plano de trabalho se fundamenta em pressupostos teórico-metodológicos ligados à práxis de ensino, denominado de Plano Político Pedagógico.
O PPP mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas, estratégias temporárias e permanentes, tanto no que concerne aos aspectos pedagógicos, quanto administrativos e financeiros. Ele envolve a organização do trabalho na escola, o que supõe reflexão e discussão crítica, fundamentando as transformações internas na organização escolar. O projeto deve ser comprometido com comunidade escolar, focando a participação coletiva e eliminando o individualismo, gerando solidariedade.
É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões, através de um processo de gestão democrática, o que envolve na escola uma eleição para escolha de diretores e representantes de turma, colegiados com representações de pais e alunos, associação de pais e mestres, grêmio estudantil e planejamento e avaliação continuada.
O Projeto Político Pedagógico deverá conter componentes estruturais e conceituais fundamentados, que servirão de parâmetro para o trabalho educativo da instituição. Exige mudança de postura, onde a comunidade escolar passa a ser dirigente e gestora da escola. Dessemodo, o processo de construção do PPP é dinâmico e exige esforço coletivo e comprometido entre os sujeitos de construção do mesmo (alunos, docentes, funcionários, pais, representantes da comunidade, gestão escolar) e não pode ser orquestrado de maneira vertical, de modo impositivo e imperativo.com ações fragmentadas.
No início do ano, toda a escola participa da realimentação do seu Projeto Político Pedagógico e, para isso, alguns questionamentos devem ser refletidos, tais como: quais as características dos alunos que vamos ter em sala? São repetentes? A escola tem noção dos índices de evasão e repetência? Como é o meio social e familiar em que esse aluno vive? Respostas a estas e outras perguntas, devem dar suporte à prática pedagógica do professor.
A construção do projeto político - pedagógico deve partir do diagnóstico da escola , realizando por toda a comunidade escolar, pais , alunos, professores , equipe – pedagógica da escola, tendo como ponto de partida a prática social . Para elaborar esse diagnóstico, alguns procedimentos são importantes, dentre eles: identificar problemas concentrados na escola, turma e aluno; obter dados relacionados ao problema: analisar os problemas, suas causas e possíveis soluções; priorizar os problemas a partir das necessidades da escola.
As reuniões pedagógicas, momento de troca de idéias e de avaliações sobre execução das ações do PPP, devem se constituir em espaço para reflexão sobre a prática docente, sendo que o mesmo precisa ser conquistado e deve ser bem utilizado com discussão pertinentes à escola , em um processo de ação-reflexão ,um caminho para trabalhar a formação continuada.
As escolas são concebidas como espaço de troca de idéias, conhecimentos e transformações e o projeto políticopedagógico precisa ser um instrumento para mudança e intervenção na realidade escolar, e deve completar as dimensões administrativas, pedagógicas e comunitárias da escola. É, pois, preciso acompanhar as transformações da escola para atender as necessidades das pessoas que dela fazem parte.
Através da construção
...