Inclusao Digital
Trabalho Universitário: Inclusao Digital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marymandelli • 5/5/2013 • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 532 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A inclusão digital que vem sendo praticada no país tem abordada apenas a necessidade de se fazer tecnologias, com o intuito de inseri-los no mercado de trabalho. O conhecimento e a aprendizagem tornaram-se fundamental para o desenvolvimento intelectual e a formação do cidadão. A tecnologia da informação e comunicação, trazem a possibilidade de democratização com potencialidade para diminuir a exclusão no nosso país, que é um problema social e político. Pois o conhecimento tornou-se hoje mais que no passado um fator de superação de desigualdades e de desagregação de valores.
2 DESENVOLVIMENTO
A inclusão digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Ess assunto tem sido muito discutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a inplantação. Incluir uma pessoa digitalmente não apenas “alfabetiza-la” em informática, mas fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre informática seja útil para melhorar seu quadro social.
Somente colocar um computador nas mãos das pessoas ou vendê-los a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.
Desde 2005, foi implantado pelo governo federal um projeto de inclusão digital; computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe c e permite a oferta de computador e acesso á internet a preços subsidiados. O equipamento deve utilizar obrigatoriamente software livre.
No Brasil o termo “exclusão digital” é mais usado para se referir ao problema indicando o lado dos excluídos, enquanto em outros idiomas os termos equivalentes a “brecha digital” ou “fissura digital”, porém os dois termos não são sinônimos perfeitos, pois enquanto “exclusão digital” se refere apenas a um dos lados da questão, “brecha digital” faz referência á diferença entre excluídos e incluídos. Inclusão digital significa melhorar as condições de vida de comunidades; bairrros, cidades e até mesmo das famílias mais carentes que vão ser beneficiadas com a ajuda da tecnologia.
Essa é a missão do termo inclusão digital. A expressão nasce do termo “digital divide” que em inglês significa algo como “dividoria digital, analfabeto digital e todo que aquele que não tem disponibilidade de acessar as tecnologias ou então estão despreparado para utilizar os recursos tecnológico. Incluir digitalmente não é apenas alfabetizar pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais em que eles vivem a partir do manuzeio dos computadores para acesso a comunicação e informação, porque muita gente acha que só o fato de estar diante das máquinas possuem saber suficiente e se esquecem de como usar este veículo ou até mesmo usam de forma inadequada. Segundo uma pesquisa feita na Unicamp associa-se inclusão digital á piora em notas, pois o uso intenso de computadores piora o desempenho escolar de estudantes. O resultado mais importante surgiu quando estudantes disseram sempre usarem o computador, não importando a classe social ou disciplina, o desempenho foi sempre pior do que os que nunca usaram.
Entre os alunos da 8ª série o quadro foi semelhante, os resultados mostraram, por exemplo, que na quarta série os estudantes de classe alta que raramente usam o computador para as tarefas tiveram em média 15 pontos a menos do que os que nunca o fizeram, tanto em portugues, quanto em matemática.
Já os alunos mais pobres que usaram, mesmo q ue raramente, ouve uma piora mais acentuada nas notas dos estudantes que nunca usaram os pcs ( computadores). Esse grupo apresentou uma diferença em média de 25 pontos em portugues e 15 pontos em matemática. A pesquisa utilizou dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) exame aplicado em todos os Estados, alunos de quarta a oitava série do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. “Como o computador é bom, tendemos a achar que ele é util para todos, mas ele não é uma solução mágica para a educação”.
A diferença que a inclusão digital promove na sociedade, tem várias dimenções, entre elas inclusão econômica, trabalho, emprego e renda, a inclusão no conhecimento, pela educação geral, pela cultura e pela educação profissional e ainda o acesso dos portadores de deficiência e dos idosos e benefício da sociedade contemporânea.
Um dos grandes objetivos dos governantes ao redor do mundo é a inclusão social. Há dois novos conceitos incorporados nas politicas de inclusão digital, neste caso, não só a população deficiente, e a competência de uso das tecnologias na sociedade de informação.
O Brasil vem buscando desenvolver diversas ações, visando a inclusão digital como parte da visão da sociedade inclusiva.
Nos ultimos anos tem sido pregado nos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não tem acesso as tecnoligias de informação. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: tic’s, renda e educação. Não é difícil perceber que sem qualquer um desses
...