Indios - choque cultural
Por: Gabriela Lemos Lima • 8/11/2015 • Resenha • 315 Palavras (2 Páginas) • 1.640 Visualizações
Choque cultural
O primeiro contato entre os índios e os portugueses no Brasil, por volta de 1500 foi bastante laborioso. Essas duas culturas que tinham costumes bastante diferentes, tiveram um choque, que foi relatado pela Carta de Pero Vaz de Caminha. Os índios respeitavam bastante o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sobrevivência, e ao entrar em contato com os europeus, muitos deles morreram devido à falta de resistência às doenças trazidas por eles.
Em primeiro lugar, quando os lusitanos chegaram no Brasil, ele já era habitado pelos índios, e repetinamente o território foi sendo ocupado , em algumas regiões houve maior ocupação do que outras, e consequentemente o choque foi maior. A raiz do preconceito assim foi lançada, e é por isso que algumas pessoas diminuem os povos indígenas que ainda vivem isolados.
O respeito à cultura é algo que deve ser ensinado nas escolas, para que as crianças aprendam a contribuição e importância dos nativos. Inserí-las em viagens em que será possível conhecer o modo de vida tribal, ajuda no entendimento e é uma iniciativa bastante eficaz. É um trabalho que pode ser desenvolvido pelo Ministério da Cultura em paralelo ao Ministério da Educação.
No entanto, os adultos também têm que se conscientizar no que diz respeito à respeitar o espaço indígena e seus costumes. Alguns grupos não tem contato direto com a civilização e é onde o cuidado deve ser maior, visto que eles não estão aptos com alguma mudança que podemos provocar no meio em que eles vivem.
Fica nítido, portanto, que a questão indígena no Brasil, é um assunto amplo, que envolve educação, política, economia, iniciativas governamentais e é papel das pessoas respeitar não só a cultura dos indíos mas também todas as outras, que são diversas em nosso país. Campanhas públicas podem ser divulgadas pela mídia, oferecendo dessa forma, informação para a população. Contribuindo assim para a redução da discriminação.
...